Conjuntivite e terol: saiba as principais causas e como evit-los no vero
Reprodução: Alto Astral
Conjuntivite e terol: saiba as principais causas e como evit-los no vero

Conjuntivite e terçol são problemas oftalmológicos muito comuns, especialmente durante o calor do verão . Por isso, além de visitar um oftalmologista com frequência para manter a saúde dos olhos em dia, também é importante se atentar a alguns cuidados básicos para evitar a contaminação da região. Confira!

Conjuntivite viral

Assim como outras doenças, a conjuntivite viral é adquirida por meio do contato; e sua incidência acaba aumentando durante a estação atual, pois nessa época do ano os vírus conseguem se replicar com mais facilidade. Além disso, é importante ressaltar que, diferente da sua versão bacteriana que deixa os olhos vermelhos e produz uma secreção amarelada, a conjuntivite viral gera excesso de lágrima e o líquido é transparente.

Dicas para evitar o contágio

Toalhas, lápis de olhos, máscaras de cílios e pincéis de maquiagem não devem ser compartilhados. Também é essencial lavar as mãos com frequência antes de ter contato com os olhos (e evitar coçá-los). Principalmente em tempos de coronavírus , em que esses já devem ser cuidados básicos!

Tratamento

O tratamento da conjuntivite é feito com com anti-inflamatório, colírios e lágrimas artificiais. Para tentar diminuir a sensação de desconforto, muitos médicos recomendam compressas de água fria.

Terçol

Diferentemente da conjuntivite, o hordéolo, popularmente conhecido como terçol ou “terçolho”, não passa de uma pessoa para a outra. Ele é causado por bactérias que já estão presentes no organismo. O problema oftalmológico lembra o aspecto de uma espinha, deixando a região da pálpebra dos olhos bastante sensível; muitas vezes quente, inchada e com pus.

Muita gente não sabe, mas a inflamação acontece por conta do bloqueio de secreções das glândulas sebáceas presentes ao redor dos cílios. Quando o tratamento não é feito de forma correta ou até mesmo tardiamente, há chances de que o terçol se torne crônico, virando um calázio.

Principais causas

  • Alteração hormonal
  • Uso diário de maquiagem
  • Coçar os olhos com as mãos sujas

Sintomas

  • Olhos lacrimejantes
  • Sensibilidade na borda da pálpebra
  • Inchaço na pálpebra
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Ponto amarelo na região inchada (pus)

Tratamento

Há muitos casos em que o terçol desaparece sozinho, mas é importante acompanhar a sua situação para ter certeza de que não é necessário procurar ajuda médica. Também são indicadas compressas de água morna na região, além de colírios anti-inflamatórios, que podem ser prescritos apenas por um oftalmologista!

Texto: Giulianna Lombardi | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!