Alto Astral

Saiba como manter a dieta durante as festas de fim de ano
Reprodução: Alto Astral
Saiba como manter a dieta durante as festas de fim de ano

Mesmo em tempos de pandemia, Natal e Ano Novo continuam sendo sinônimos de muita comida boa, não é mesmo? Por isso, resistir às inúmeras tentações dessas datas comemorativas pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente para quem está no processo de emagrecimento . A boa notícia é que dá para manter a dieta nas festas de fim de ano sem radicalizar tanto a alimentação – e sem passar vontade. Que tal descobrir como?

Segundo a nutricionista Paula Crook, o organismo lida bem com um ou dois dias de exagero, mas um período maior pode gerar desconforto e acúmulo de gordura. A profissional explica que, como a maioria dos pratos típicos da época são mais calóricos, a digestão tende a ser mais lenta, dando a sensação de distensão abdominal e mal-estar gástrico.

Para evitar o ganho de peso, o ideal é priorizar alguns alimentos e consumi-los em quantidade moderada. Confira agora as dicas para continuar firme na dieta e não deixar que os excessos prejudiquem seus objetivos a longo prazo!

Dicas para manter a dieta nas festas de fim de ano

Saiba como manter a dieta durante as festas de fim de ano

Faça escolhas inteligentes

Salvo algumas exceções, muitos alimentos característicos do fim de ano são saudáveis e podem ser substitutos de pratos mais calóricos. As carnes natalinas como frango e bacalhau, por exemplo, se preparadas sem gordura, são opções leves e saborosas.

“Ao fazer as receitas , é aconselhável usar temperos naturais ao invés dos industrializados, que são ricos em sódio. Além disso, vale trocar a manteiga ou margarina por azeite extra-virgem”, aconselha Paula.

Reduza as quantidades

Para comer um pouco de tudo na ceia natalina ou de réveillon , o mais indicado é ocupar o prato com muita salada verde . Se possível, evite o consumo de maionese ou maneire na quantidade. Coloque no máximo três colheres de arroz , uma colher de farofa e uma fatia de chester. Outra dica importante é consumir tudo de uma vez, ou seja, não ficar beliscando durante toda a festa.

Cuidado com a bebida alcoólica

Algumas pessoas esquecem o quão calóricas são essas bebidas, muito comuns nas festas de fim de ano. Por si só, o álcool já possui 7 Kcal por grama, sendo um verdadeiro inimigo da dieta. A sugestão é deixar para consumi-lo quando já estiver com o estômago cheio e moderadamente, reduzindo seus malefícios para o organismo.

Além disso, é importante intercalar a ingestão com bebidas não alcoólicas, como água e sucos naturais, que ajudarão a repor a hidratação do corpo; algo ainda mais fundamental para quem deseja emagrecer. Aproveite sem exageros!

Consultoria: Paula Crook, nutricionista | Texto: Giulianna Lombardi | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!