Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral
Decoração acessível: 8 dicas para transformar a casa gastando pouco

Quem disse que é preciso fazer grandes reformas para transformar sua casa ou apartamento? Com algumas ideias práticas e econômicas, é possível investir em uma decoração acessível e que trará novos ares ao seu espaço. Pensando nisso, o designer de interiores Marlon Branco e a arquiteta Natália Veronezi, do Estúdio + Design, separaram 8 dicas para atender à esse propósito sem gastar muito e passando longe de grandes reformas. Confira!

Ideias de decoração acessível para renovar os ambientes

Decoração acessível: 8 dicas para transformar a casa gastando pouco
Foto: Shutterstock

Papéis de parede e adesivos

Uma das maneiras mais práticas para dar uma cara nova ao cômodo é através de papéis de parede e adesivos, especialmente em imóveis alugados. As opções de estampas e texturas disponíveis são quase infinitas e a melhor parte é que você mesma pode fazer a instalação gastando pouco.

Iluminação

Pode até não parecer, mas a iluminação é capaz de transformar completamente a decoração de um ambiente. Caso não seja possível trocar a fiação da casa, a dica é investir em abajures, luminárias de mesa ou de chão. Outra opção que está super em alta é deixar os fios do objeto expostos, de maneira a colaborar com a decoração.

Tapetes

Os tapetes também são uma ótima ideia de decoração acessível para repaginar determinado cômodo. Além de muito úteis para trazer conforto ao espaço, eles também oferecem um novo toque de personalidade ao décor. Para completar, tapetes também são bons aliados na hora de disfarçar algum defeito no piso.

Cortinas

Seguindo a mesma lógica dos tapetes, as cortinas são utilizadas para reduzir ou bloquear a entrada de luz no ambiente, mas também fazem toda a diferença na decoração. Os itens são acessíveis e podem ser encontrados nas mais diversas cores, estampas, tecidos e comprimentos.

Almofadas

Uma das opções mais acessíveis de decoração são as almofadas, que dão aquele toque especial em qualquer projeto. Vale utilizar o item tanto na cama quanto em sofás e poltronas. Aposte na criatividade para elaborar combinações que sejam a cara do seu cantinho.

Quadros e espelhos

Práticos e versáteis, os quadros e espelhos surgem como ideias acessíveis de imprimir a sua personalidade na decoração. Eles podem ser colocados nos quartos, sala, cozinha e até no banheiro. A mesma dica vale para o macramê , que é pura tendência! Para baratear ainda mais a decór, no caso dos quadros, vale comprar apenas a moldura e enviar a imagem escolhida para a impressão em uma gráfica, por exemplo.

Decoração acessível: 8 dicas para transformar a casa gastando pouco
Foto: Shutterstock

Plantas

Cuidar de plantas se tornou um verdadeiro hobby nessa quarentena, mas, além de um ótimo passatempo, elas são um elementos lindos e acessíveis para a decoração. Basta escolher a espécie que melhor se adapte ao seu cantinho e o espaço ganhará uma nova vida.

Faça você mesma

Já olhou para aquele móvel antigo e pensou nas coisas incríveis que ele poderia se transformar? A dica é fazer esse exercício pela casa e depois colocar a mão na massa. Outra opção de decoração acessível são os pallets , que podem ser transformados nos mais diversos móveis.

Consultoria: Marlon Branco, design de interiores; Natália Veronezi, arquiteta do Estúdio + Design | Texto: Redação Alto Astral e Milena Garcia

    Veja Também

      Mostrar mais