Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral
Conheça os benefícios do óleo de coco para a região íntima feminina

O produtinho natural já é aclamado quando o assunto é beleza ou culinária , mas você conhece os benefícios do óleo de coco para a região íntima feminina ? De acordo com a ginecologista Ianara Lemos, esse ingrediente também é um ótimo aliado da saúde e higiene das mulheres.

A profissional explica que, entre as vantagens de aplicá-lo nessa área, estão a hidratação, lubrificação e alívio de desconfortos após a depilação. Além disso, o óleo de coco ajuda a prevenir a candidíase (infecção que provoca coceiras, inflamação e secreção) e outros fungos e bactérias nocivos.

“O óleo de coco também tem ação antioxidante e mantém o pH da vagina equilibrado, o que também é essencial para evitar infecções”, complementa. Tire as principais dúvidas sobre seu uso no autocuidado íntimo agora mesmo!

Funções do óleo de coco na região íntima

Conheça os benefícios do óleo de coco para a região íntima feminina
Foto: Shutterstock

Hidratação

Um fato pouco conhecido é que a pele da região íntima, incluindo a vulva e o ânus, também precisa de hidratação. Nesse sentido, o óleo de coco se apresenta como uma excelente opção, já que não provoca alergias nem irritações no local.

Lubrificação

A secura vaginal, que pode ser definida pela lubrificação insuficiente do colo do útero, é um problema enfrentado por muitas mulheres, especialmente durante a menopausa . Além dos desconfortos, ela ainda pode levar à inflamações e ao desgaste das paredes vaginais.

Uma boa dica é utilizar o óleo de coco para ajudar no processo de lubrificação da vagina, inclusive durante o ato sexual. Nesse caso, é importante estar duplamente atenta à maneira correta de armazenar o produto e seu prazo de validade.

Depilação

Sabe aquele incômodo que sentimos na pele após a depilação ? O óleo de coco pode ser usado na região íntima para acalmar e dessensibilizar a cútis depois da remoção dos pelos. O resultado será uma virilha mais lisinha, livre de assaduras e eventuais lesões.

Passo a passo da aplicação do óleo de coco

Já se convenceu sobre as vantagens do óleo de coco na saúde da região íntima feminina? Antes de você sair correndo para adquirir o produto com mil e uma utilidades, a médica também responde qual é a melhor forma de aproveitá-lo. Confira!

1. Dê preferência para o óleo de coco extravirgem.

2. Separe o produto em um pequeno recipiente com cerca de 2 ml. Se possível, escolha uma vasilha com um bico ou conta-gotas. Isso facilitará a aplicação, mas nunca encoste o objeto direto na vulva.

3. O produto deve ser aplicado delicadamente entre os pequenos e grandes lábios. Em seguida, introduza o dedo besuntado com o óleo no canal vaginal.

4. A melhor forma de usufruir dos benefícios do óleo de coco na região íntima é por meio do uso diário, preferencialmente após o banho.

5. As únicas contraindicações são no tratamento de infecções causadas por Gardnerella , conhecida como vaginose bacteriana, ou em casos de alergia aos componentes presentes na fórmula.

6. Gestantes também podem fazer uso do ingrediente natural durante a gravidez , porém, o ideal é consultar a obstetra antes de inseri-lo na rotina. “É comum ter candidíase na gestação e o óleo de coco pode ser um excelente aliado na prevenção”, finaliza Ianara.

Colaboração: Ianara Lemos, ginecologista, de Maceió (AL) | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

    Veja Também

      Mostrar mais