Alto Astral

Benefícios do gengibre: conheça o poder medicinal dessa raiz
Reprodução: Alto Astral
Benefícios do gengibre: conheça o poder medicinal dessa raiz

O gengibre é uma raiz muito potente que possui inúmeros benefícios para o nosso organismo. Não é à toa que ele é usado não só na culinária, mas também na medicina. As substâncias presentes em sua composição agem diretamente nos receptores celulares, tornando-o antioxidante, anti-inflamatório e um aliado para quem quer perder peso . Confira!

Benefícios do gengibre para o corpo humano

A médica ortomolecular Tamara Mazaracki explica que o gengibre pode ser usado para tratar náuseas e enjoos, tanto de movimento quanto de gravidez. Além disso, ele ainda promove a saúde cardiovascular, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), os triglicerídeos e a formação de aterosclerose (placas de gordura) e outras substâncias que se acumulam nas paredes das artérias.

“É indicado para dores articulares, ajuda na saúde do trato gastrointestinal, alivia cólicas, reduz gases, age na diarreia, melhora a produção de bile, estimula o sistema imunológico, tem ação anticancerígena , protege contra bactérias e fungos e ajuda na perda de peso”, complementa.

O gengibre também é ótimo para melhorar a digestão, pois regula o pH do estômago e a produção de enzimas digestivas: “Ele estimula a motilidade gastrointestinal. A combinação desses dois efeitos permite que nutrientes essenciais sejam absorvidos rapidamente”.

As vantagens do gengibre não param por aí! De acordo com a nutricionista Talita da Mata, por seu aspecto refrescante, os cristais da raiz são indicados para combater o mau hálito. Além disso, ajuda a aliviar a cólica menstrual e a ressaca. “Para ser mais eficiente ao aliviar a cólica, utilize-o em forma de óleo e massageie a região. Como ele aquece o corpo, auxilia a diminuir as dores e desconfortos. E, como ajuda na desintoxicação do fígado, é interessante utilizá-lo em sua forma fresca, consumindo em pedacinhos ou fazendo um chá para diminuir a ressaca. A quantidade dependerá de cada caso”, afirma.

Gengibre para o emagrecimento

Estudos sugerem que o gengibre também é um agente termogênico, ou seja, ajuda o corpo a queimar calorias armazenadas em forma de gordura. Segundo Tamara, pesquisadores da Universidade de Maastricht , na Holanda, comparam o efeito do gengibre ao da cafeína, por ajudar a emagrecer.

“Ele pode aumentar a taxa metabólica do corpo e é recomendado para o tratamento da obesidade. Além disso, há relatos de que o gengibre pode acelerar o metabolismo em até 20%, o que ajuda a queimar a gordura armazenada no corpo. Isso não só se traduz em perda de peso, mas também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. Ele também atua na saciedade”, comenta.

Ainda segundo a nutróloga, um estudo feito no Japão e publicado em 2008 no Journal of the Pharmaceutical Society of Japan diz que o gengibre cria termogênese, uma ação que faz o metabolismo aumentar: “Na pesquisa, ratos que foram alimentados com extrato de gengibre perderam peso, mesmo mantendo uma dieta com alto teor de gordura. Sem contar que o gengibre aumenta a produção de bile, que é diretamente responsável pela digestão de gorduras”.

O poderoso chá de gengibre

Acreditava-se que o mecanismo para promover a perda de peso seria a melhora da digestão e da taxa metabólica. No entanto, uma nova forma com que o gengibre ajuda no emagrecimento foi descoberta em um estudo publicado em 2012 na revista Metabolism , feito pela Universidade de Columbia com 10 homens adultos saudáveis, mas com excesso de peso. Eles tomaram o chá da raiz (preparado com 2 gramas de pó de gengibre seco) no café da manhã em dias alternados.

Você viu?

Os pesquisadores monitoraram a sensação de fome durante o dia (com ou sem o chá de gengibre) e, também, as calorias queimadas. Os resultados mostraram que houve um efeito significativo sobre a sensação de saciedade de quem o consumiu. O uso do chá reduz o apetite, sendo uma maneira eficaz de evitar a ingestão de calorias em excesso, o que também contribui para a perda de peso.

Como incluir o gengibre na dieta?

O gengibre pode ser acrescentado em chás de diversas outras ervas, biscoitos, bolos, pudins, balas ou até mesmo no preparo de sopas, carnes, aves, pescados e legumes. Também pode ser tomado como chá puro e incrementar shakes e vitaminas. Uma maneira muito prática é acrescentá-lo na forma de pó desidratado em sucos e vitaminas (1 colher de café).

Existem contraindicações?

Apesar de o gengibre ter muitos benefícios, quem exagera na dose pode sentir azia, refluxo, queimação, diarreia e irritação da boca. “Os efeitos colaterais do gengibre são raros e ele é considerado uma erva segura. Quem tem cálculos biliares não deve usá-lo, porque ele estimula a função do fígado e pode causar uma crise. Pessoas que tomam medicação anticoagulante também devem evitar seu uso, pois pode potencializar a ação do remédio. O mesmo vale para quem faz uso crônico de aspirina, o que poderia levar a um sangramento digestivo”, alerta Tamara.

Segundo a médica, gestantes e diabéticas também devem tomar cuidado: “Quem tem problemas cardíacos ou dificuldades na coagulação deve evitar o gengibre. Mulheres grávidas não devem tomar mais de 1 grama por dia da raiz. Diabéticas em uso de hipoglicemiantes devem ser monitoradas, já que pode reduzir o nível de açúcar no sangue. O mesmo é válido para quem toma anti-hipertensivos, pois pode baixar a pressão”, conclui.

Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Talita da Mata, nutricionista | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!