Alto Astral

Arroz integral: vantagens e diferenças em relação ao branco
Reprodução: Alto Astral
Arroz integral: vantagens e diferenças em relação ao branco

Ao comparar a quantidade de calorias do arroz integral , o valor energético é um pouco menor do que a versão branca. Entretanto, quando analisamos os aspectos nutricionais, a diferença é imensa. Isso porque os benefícios do arroz integral são inúmeros em relação ao outro.

“Trata-se de um grão descascado não-polido que preserva todos os seus nutrientes. Contém textura fibrosa, sabor amendoado e requer um cozimento mais longo. Possui proteínas, sais minerais, entre eles, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura benéfica à saúde “, explica a nutricionista Caroline de Salve. Saiba mais!

Benefícios do arroz integral

Arroz integral: vantagens e diferenças em relação ao branco
Foto: Shutterstock

Auxilia no processo digestório

Os grãos integrais possuem uma quantidade muito maior de fibras em relação aos brancos. Essa característica colabora com o bom funcionamento do intestino, o que interfere diretamente na função metabólica do organismo e na perda de peso.

As fibras insolúveis ainda apresentam mais benefícios. “Como a parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada, o sistema gastrointestinal é estimulado. Dessa forma, aumenta o período de saciedade e facilita seu processo digestório”, afirma a especialista.

Combate o colesterol

A grande presença de ômega 3 e magnésio é outro ponto positivo do consumo de arroz integral. O primeiro contém óleos bons para o coração, que ajudam a reduzir o índice de colesterol. Já o mineral, além de auxiliar no combate ao colesterol ruim, promove benefícios na formação dos ossos, evitando a desmineralização óssea e prevenindo problemas como a osteoporose.

Previne doenças

O arroz é rico em vitaminas, principalmente as do tipo B, que fortalecem o sistema imunológico do corpo. A presença da vitamina do tipo E também é importante, pois leva o alimento a atuar como antioxidante e evitar doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Ajuda a emagrecer

Além de produzir uma sensação maior de saciedade, que leva a pessoa a ingerir uma quantidade menor de alimentos, o grão integral dá uma mãozinha no processo de emagrecimento .

Você viu?

“O arroz integral possui baixo índice glicêmico, ou seja, é convertido em açúcar no sangue lentamente, ao contrário do arroz branco. Ele prolonga a energia e garante mais saciedade, sendo um grande aliado da dieta. E é excelente para os diabéticos, pois melhora seu metabolismo e ainda protege o sistema nervoso, por conter vitamina B1″, esclarece a profissional.

Antioxidante

A presença de selênio nos grãos é outro benefício do arroz integral. O mineral é importante, pois atua como antioxidante e anticoagulante. Também ajuda na manutenção do ciclo de vida das células, pois colabora com a tendência à apoptose, que é a morte natural e programada das células, completando seu ciclo. Esse mecanismo é importante na prevenção de doenças como o câncer.

Agora que você já conhece as vantagens do arroz integral , inclua esse grão no seu cardápio diário e aproveite os seus benefícios!

Texto: Bruno Ribeiro/colaborador/SportLife | Edição: Matheus Santos e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!