Confira 10 dicas para aliviar o calor do seu cachorro nos dias quentes
Reprodução: Alto Astral
Confira 10 dicas para aliviar o calor do seu cachorro nos dias quentes

Você sabia que os bichinhos também sofrem no calor? Assim como os humanos, os animais de estimação são afetados nessa época do ano e, por isso, precisam que seus donos estejam sempre atentos aos sinais de cansaço e desidratação. Existem alguns cuidados necessários para aliviar o calor do seu cachorro , garantindo a saúde e o bem-estar dele.

De acordo com Vinícius Junta, consultor de Operações da Maria Brasileira, rede de franquias que oferece serviços para pets, é fundamental ficar de olho nas reações do animal : “Durante o passeio, o cão mostra que está cansado e com muito calor quando a respiração fica ofegante e, a boca, aberta com a língua para fora. O ideal é voltar para casa”. Veja outras dicas!

Aprenda a aliviar o calor do seu cachorro

Confira 10 dicas para aliviar o calor do seu cachorro nos dias quentes
Foto: Shutterstock

1. Encha uma luva cirúrgica com água, amarre bem e coloque no congelador. Quando congelar, deixe-a na cama do animal sob o cobertor, para ele não mexer. Isso irá ajudar a aliviar o calor , mas é importante ficar alerta para retirá-la quando descongelar.

2. Na hora do passeio, prefira os horários antes das 10h ou após as 16h, quando a incidência dos raios solares é menor. Uma boa dica é colocar os próprios pés no chão e verificar se está quente para você. Caso esteja, significa que para o pet também. Nesse caso, escolha locais com grama para levá-lo.

3. Deixe sempre água fresca para o bichinho beber e, quando sair de casa, não se esqueça de levar uma garrafinha com água para ele também.

4. Cães muito peludos sofrem mais com o calor, então a tosa deve ser feita com maior frequência. Tosar a barriga, por exemplo, faz com que eles tenham mais contato com o chão, amenizando o calor.

5. Dê banho mais vezes no seu cachorro e não deixe de secá-lo, para evitar a proliferação de fungos e o aparecimento de problemas dermatológicos.

6. Evite colocar roupinhas. Por mais que pareçam frescas e deixem ele superfofo, podem aumentar a sensação de calor.

7. Atente-se aos sinais de desidratação: gengivas e língua secas, olhos saltados, diarreia, respiração ofegante, batimentos cardíacos alterados e falta de elasticidade na pele.

8. Em casa, sempre que possível, deixe o ventilador ligado para arejar o espaço do pet .

9. Não deixe o animal de estimação no carro nos dias mais quentes, muito menos com vidros fechados e por tempo demais. Vale lembrar que a sensação de calor dele é diferente da nossa e bem mais intensa.

10. Aplique um protetor solar próprio para cachorros, principalmente nos mais branquinhos. O truque é passar o produto em áreas com menos pelagem como focinho, orelhas e ao redor dos olhos.

Assim que a temperatura aumentar, não se esqueça de tomar os devidos cuidados e proteger bem os seus animais , mantendo-os sempre fresquinhos. Eles merecem!

Colaboração: Vinícius Junta/Maria Brasileira | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!