Cada fruta possui características próprias. Para preservar as propriedades e o sabor por mais tempo, é essencial cuidar da temperatura e da umidade do local de armazenamento. Mas afinal, fruteira ou geladeira? Qual é a opção correta na hora de armazenar esses alimentos?
Com certeza você já se perguntou como fazer para as frutas durarem mais tempo – sem estragar. Pensando nisso, conversamos com as nutricionistas Greice Caroline Baggio e Sylvia Tosi, que contaram quais são os locais ideais na cozinha para conservar os diferentes tipos de fruta. Confira!
E aí, fruteira ou geladeira?
Sempre bate aquela incerteza quando o assunto é armazenamento das frutas. A nutricionista Greice explica sobre a conservação: “Baixa umidade provoca perda de água, o que deixa a fruta murcha. Já a umidade excessiva facilita o desenvolvimento de micro-organismos”.
Por isso, a fruteira precisa estar em um local limpo, arejado, seco e longe de insetos. “Algumas frutas podem ficar em temperatura ambiente, pois não estragam com facilidade, como é o caso da banana , maçã, abacaxi e melão”, ressalta a nutricionista Sylvia Tosi.
Além disso, Sylvia conta que frutas como o morango , o kiwi e a pera precisam ser guardados na geladeira, já que estragam com mais facilidade. Em geral, os frutos frescos e inteiros devem ser refrigerados só após o amadurecimento, sendo sua durabilidade maior quando armazenados na parte inferior da geladeira (ou gaveta específica).
Depois de cortadas, as frutas também devem ir sempre para a geladeira , assim como as frutas secas, que devem ser mantidas refrigeradas após a abertura da embalagem. “Na geladeira, coloque sempre as frutas já maduras, inteiras ou cortadas em recipientes bem vedados”, recomenda Greice.
Algumas dicas
Para evitar a oxidação das frutas, que leva à perda de vitaminas, o ideal é cortá-las logo ou pouco antes do consumo. Mas, se sua rotina alimentar agitada exige picar com antecedência, evite aquelas que estragam mais facilmente como peras e maçãs.
Ainda assim, se precisar guardar esse tipo de fruta, Greice dá uma dica. “Para que ela não escureça, pode ser colocada de molho durante alguns minutos em suco de limão . Outra opção é congelar para uso posterior em preparações como sucos, vitaminas e receitas em geral”, finaliza.
Agora você já sabe quando escolher a fruteira ou geladeira e aproveitar suas frutas sempre fresquinhas!