Lista de convidados: 5 dicas para a etapa mais desafiadora da festa de casamento

Especialista reúne dicas para ajudar o casal a decidir quem participará e quem ficará de fora do grande dia; confira!

A lista de convidados é a primeira etapa para a organização de um casamento

Além de ser muito importante, tende a ser o processo mais desafiador e desgastante para os noivos, uma vez que é o momento de escolher quem participará e quem ficará de fora do dia mais importante de suas vidas. Um levantamento da plataforma iCasei aponta que, de 2021 para 2022, registrou-se um aumento de 17,5% no número de casamentos no Brasil, o que reforça as projeções de crescimento do IBGE, que apontou aumento de 23% nas uniões em 2021 em comparação a 2020.

FreePik

Diante desse desafio, a especialista em casamentos e sócia-diretora do Buffet Recanto dos Sonhos, Vânia Martins Figueira, reuniu 5 dicas para simplificar o processo de construção da lista de convidados

Confira a seguir!

Pinterest

#1 Defina um orçamento e um limite de convidados

Antes de começar a listar nomes, é importante definir um orçamento para a celebração e um limite de convidados. Isso vai ajudar a evitar exageros na lista e garantir que o casal convide apenas as pessoas mais importantes. Lembre-se que cada convidado adicionado à lista representa um custo no orçamento total.

Pinterest

#2 Priorize os familiares e amigos mais próximos

Ao montar a lista, priorize aquelas pessoas com quem o casal tem um relacionamento mais íntimo e deseja que estejam presentes em um dos momentos mais importantes de suas vidas. Muitas vezes, é melhor ter uma lista menor e mais intimista do que uma lista grande e cheia de pessoas desconectadas com a essência do casal.

Pexels

#3 Considere a capacidade do local escolhido

Antes de finalizar a lista de convidados, é importante considerar a capacidade do local escolhido para a realização da cerimônia e da festa. Certifique-se de que o espaço escolhido tem capacidade suficiente para acomodar todos os convidados com conforto e segurança. Importante: faça uma visita ao local com antecedência para ter certeza de que é a escolha certa.

Dream Image

#4 Seja objetivo

Durante o processo de montagem da lista de convidados, pode surgir a necessidade de convidar algumas pessoas apenas para evitar conflitos ou para agradar pais, sogros e outros convidados. No entanto, é importante ser objetivo e priorizar aqueles que realmente importam para o casal. Convide apenas aquelas pessoas que vocês realmente desejam ter perto nesse dia tão especial.

Reprodução/Pinterest

#5 Pessoas para deixar de fora

Parentes e amigos distantes, pessoas que o casal não encontra há muito tempo, pessoas que só conversam por redes sociais, amigos de parentes e ex-relacionamentos podem ficar tranquilamente de fora da lista de convidados. Sabe aquela amiga do curso da sua mãe que você encontra uma vez por ano? O colega de trabalho do sogro? Eles podem ficar de fora! É um momento de celebrar, e a família pode ficar empolgada, é natural. Explique com carinho para eles que não vai dar e tudo ficará bem!

Pixabay

O mais importante nessa etapa é que o casal esteja em sinergia e em acordo com as decisões de quem vai ficar de fora e quem será convidado

Esse momento exige paciência, diplomacia e jogo de cintura, mas é também um momento delicioso de viver!

Jeremy Wong/Pexels

Quer mais?

Acesse a página do iG Delas e fique por dentro de todas as tendências de moda, beleza e decoração, além de conteúdos sobre sexo, comportamento e maternidade! Clique no link para saber mais:

Veja mais Top Stories