Tamanho do texto

Quando o casal já mora junto ou a casa já está mobiliada, fica difícil montar a lista de casamento. Veja algumas opções de presentes diferentes e criativas

O casamento é uma tradição antiga e, consequentemente, a lista de casamento também. Mas atualmente, com tantos casais fazendo um “test-drive”, ou seja, morando juntos por um tempo antes da cerimônia oficial, os presentes clássicos podem não ser mais necessários.

Leia também: De baixelas e cristais a viagem: a evolução da lista de presentes de casamento

Com uma casa já mobiliada para o casal, muitas vezes não faz sentido incluir na lista de casamento eletrodomésticos , louças e nem outros itens como jogo de panelas e torradeira . Por isso, presentes alternativos surgem para sair do tradicional e continuar com a experiência de ser presenteado. Veja o que você pode incluir em sua lista:

Se o casal já mora junto, presentes alternativos podem ser inseridos na lista de casamento
Thinkstock/Getty Images
Se o casal já mora junto, presentes alternativos podem ser inseridos na lista de casamento


Lua de mel

Tem aquele destino de lua mel dos sonhos, mas que não cabe no orçamento? Uma ideia que já é utilizada por alguns noivos é pedir cotas para a viagem. Existem diversos sites especializados neste tipo de "vaquinha".

Além de uma contribuição em dinheiro, os convidados podem também presentear com experiências a mais na viagem: um passeio ou jantar romântico. A dica do iCasei para agradecer o presente é postar fotos da viagem e destas experiências em suas redes sociais e marcando quem foram os responsáveis por proporcionar estes momentos.

Profissionais de decoração

Já tem a casa mobiliada mas quer dar um up no ambiente do casal? Coloque um projeto com arquiteto ou decorador em sua lista de casamento. Você pode cotar o profissional antes ou escolhê-lo depois de ter o dinheiro acumulado para renovar a casa com alto estilo.

Leia também: O elegante e o deselegante nas listas de presentes

CDs, DVDs e livros

Se os noivos são amantes de cultura, CDs, DVDs, livros, entre outros são ótimas dicas de presentes. Entre as opções, podem até figurar obras de artes que sejam acessíveis ao bolso dos convidados. Se o casamento vai ser mais descontraído, com amigos mais próximos, estes são presentes baratos e criativos .

Boa ação

Os pombinhos podem não querer ser presenteados, mas, sim, usar a lista de casamento para fazer o bem para outras pessoas. A sugestão do iCasei é pedir que os convidados façam uma boa ação a qualquer pessoa e te mandem uma foto ou notifiquem o casal de alguma forma da atitude.

Leia também: Além do véu e grinalda - 10 coisas diferentes para fazer no casamento

Outra opção é inspirada no casamento real do Príncipe William e Kate Middleton. Escolha ONG’s ou entidades beneficentes que defendam projetos de sua preferência e peça para seus amigos e familiares apoiarem-nas, ao invés da clássica lista de casamento. Ainda existe a chance de que a moda pegue e eles virem doadores frequentes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.