7 dicas para ter um guarda-roupa funcional sem sair do básico

A moda não tem mais regras e restrições. Cada vez mais profissionais vêm lutando para que este seja um espaço democrático e uma ferramenta de mudanças positivas na vida das pessoas. Para isso, a consultora de imagem e estilo estratégico Caroline Cardoso, dá 7 dicas para ter um guarda-roupa funcional, sem perder o estilo e a personalidade.

Faça uma avaliação do seu armário

O primeiro passo para despertar a vontade real de se vestir com propósito, de acordo com o seu estilo e não apenas vestir mais uma roupa na correria do dia a dia, é manter seu guarda-roupas organizado. Isso irá te permitir saber exatamente o que tem nele e se as peças que estão ali, realmente te representam.

Reprodução/aEmpreendedora

Não tenha medo de desapegar

Depois de organizar o guarda-roupas e entender quais peças ainda fazem sentido, está na hora de torná-lo mais funcional. Este é o momento perfeito para remover aquela peça que está em um mau estado, aquelas que você ganhou, nunca usou e muitas vezes até com etiqueta. A regra é clara: desapega!

Reprodução/DicasdeMulher

Organização

Segundo Caroline, o ideal durante a organização é guardar as roupas de uma forma que seja fácil visualizar o todo, o ideal é conseguir enxergar todas as roupas que estão ali: “Eu não sou Marie Kondo, mas tenho uma dica de ouro: nada de colocar duas roupas no cabide ou amontoar tudo. Conhece aquela máxima do “se você não é visto, não é lembrado”? Ela também vale quando o quesito são as nossas roupas”, diz ela.

Reprodução/Uol

Faça listas

Faça uma lista e anote todas as peças que você deseja comprar. O ideal é anotar o máximo de detalhes possíveis, como modelos, cores, tamanhos, estampas, além disso, também vale destacar nesta lista as possíveis combinações que você poderá fazer com os itens que já fazem parte do seu armário.

Reprodução/BBC

Estude cada peça

Uma dica importantíssima para evitar compras desnecessárias que acabam apenas ocupando espaço no armário, é estudar a peça. Olhe com atenção e como ela irá se encaixar no guarda-roupas.

Reprodução/JBdublagem

Faça combinações

"O ideal é fazer, pelo menos, três combinações. No caso das peças novas, veja se elas combinam com pelo menos três peças que já fazem parte do seu guarda-roupas”, comenta a especialista sobre as boas escolhas na hora da compra. “Este é o momento de testar o máximo de combinações que você puder”, afirma a consultora.

Reprodução/NadaFrágil

Crie looks para diferentes situações

Crie e experimente as peças em diferentes ocasiões. Alterne os acessórios. Monte looks que servem para o trabalho, mas com um pequeno ajuste possam também servir para um momento de lazer. Segundo Caroline, o segredo está em explorar as possibilidades e entender qual mensagem você deseja passar naquele momento.

Reprodução/BlogMondaine

iG Delas

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Veja mais Top Stories