Diversidade e representatividade: Conheça as modelos destaque do SPFW

A 56ª edição da São Paulo Fashion Week reúne 38 apresentações distribuídas entre o Komplexo Tempo e o Shopping Iguatemi, na capital paulista, além de locações pontuais diversas. De 8 a 12 de novembro, talentos diversos serão destaque nas passarelas do evento. Dentre os modelos, a diversidade e a representação da beleza múltipla dão o tom. Confira algumas das modelos que irão participar.

Raphaella Tratske

A modelo plus size retorna às passarelas do evento, aguardada em apresentações como Rocio Canvas e SAU, entre outras. Raphaella atua como modelo há mais de 10 anos, com trabalhos para empresas como O Boticário, Bold Strap, Another Place, C&A, Baw e Hope Lingerie, além de ter desfilado recentemente na semana de moda de Milão. Sua carreira como modelo tem como objetivo incentivar, inspirar e promover a normalização de corpos diversos na indústria da moda.

Reprodução/Divulgação

Constanze von Oertzen

Aos 58 anos, Constanze von Oertzen comemora carreira em plena ascensão. Um dos destaques da agência WAY, a modelo alemã é presença aguardada em desfiles como das grifes Patrícia Viera, SAU e Handred, entre outras. Começou a carreira em Nova Iorque, logo veio para o Brasil, onde casou-se e teve filhos. Após anos, retomou a trajetória na moda onde combate o etarismo sendo figura presente em campanhas e passarelas.

Reprodução/Divulgação

Oda Cairu

Natural do arquipélago de Cairu, na Bahia, a modelo de 24 anos é presença aguardada na passarela de grifes como HIST, Helô Rocha, FOZ, Marina Bitu e Mateus Cardoso, entre outras. Oda cursou licenciatura em Desenho e Plástica, na Universidade Federal da Bahia, além de ser cantora, compositora e instrumentista. "Sou travesti, preta, já morei numa casa de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em Salvador. Identidade de gênero, sexualidade, empoderamento racial e questões sociais me atravessam, marcam a composição de minha história", afirma.

Reprodução/Divulgação

Karen Brasil

Destaque na moda nacional, Karen Brasil é representada pela WAY Model e é aguardada no evento. Nascida em Manaus, a jovem de 18 anos estreou na moda em 2021, onde leva a beleza de origem indígena a campanhas e passarelas. Recentemente, estrelou capa digital da Vogue Brasil. “Quando eu era mais nova, nunca tinha visto modelos indígenas ou descendentes. Fico feliz que nossa beleza esteja sendo valorizada", afirma.

Reprodução/Divulgação

Ariela De Oliveira

A neotop baiana é presença aguardada nos desfiles das grifes Patrícia Vieira e Handred, entre outras. A jovem de 27 anos chegou a trabalhar como secretária antes de entrar na moda internacional. Recentemente, foi destaque ao estrelar videoclipe de Taylor Swift e Ed Sheeran. Já posou para Ellen Von Unwerth e atuou nos mais disputados mercados da moda internacional, como Itália, França e Estados Unidos. Ela também realiza ações em prol da profissionalização de jovens em vulnerabilidade social.

Reprodução/Divulgação

Rita Carreira

Nascida em Diadema, em São Paulo, Rita Carreira da JOY Management, é presença aguardada em desfiles como o da grife Handred. Iniciou a trajetória na moda quando corpos diversos eram pouco vistos em campanhas e passarelas. Recentemente, debutou nas passarelas italianas e já desfilou diversas vezes na São Paulo Fashion Week. A performance rara da modelo rendeu-lhe a inclusão na prestigiada "Forbes Under 30" e no ranking da "Instagram Global", onde é citada como uma das mulheres com mais potente voz em prol do movimento body positive no Brasil.

Reprodução/Divulgação

iG Delas

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Veja mais Top Stories