Alerta de tendência! As calças "capri", ou curtas, estão de volta

Longa demais para ser uma bermuda e curta demais para ser uma calça. Depois do retorno das calças skinny e de cintura baixa, outra tendência voltou com tudo, diretamente dos anos 2000: as calças "capri", marcadas por seu comprimento abaixo do joelho e acima do tornozelo. Confira dicas de como usar a peça!

Polêmica: as calças capri são uma daquelas tendências que ou você ama ou você odeia

Apesar de ter virado uma febre nos anos 2000, o modelo foi criado em 1948 pela estilista alemã Sonja de Lennart e se popularizou nas décadas de 50 e 60, graças à atriz Grace Kelly, que surgiu usando a peça durante uma temporada de férias em Capri, na Itália — é óbvio. A ilha era o destino favorito de Lennart e sua família, é daí que veio a homenagem.

Reprodução/Instagram/sofiaxnova

O modelo assistiu ao seu renascimento no fim da década de 1990 e início dos anos 2000

Mas antes mesmo de celebridades como Christina Aguilera, Hilary Duff e Beyoncé tornarem as calças capri uma febre na década de 2000, estrelas como a própria Grace Kelly, além de Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, já haviam eternizado a peça.

Reprodução/Instagram/by.regiina

Cerca de 75 anos após a sua primeira aparição, as calças capri voltaram às passarelas do mundo da moda

A peça marcou presença na collab entre a cantora Dua Lipa e a Versace, apresentada em maio deste ano, e na coleção de verão 2023 da Jacquemus. Mas o modelo já vinha dando as caras em temporadas anteriores: no inverno de 2022, ele apareceu nas passarelas da Chanel e da Coperni. Um ano antes, as buscas pelo termo subiram 85% na plataforma de compras e pesquisas Lyst. Segundo o site, a modelo Hailey Bieber seria a responsável pela popularidade da calça.

Reprodução/Instagram/emmasevilles

Além de Hailey Bieber, as irmãs Bella e Gigi Hadid também são adeptas da tendência

O modelo ganhou força graças à sua versatilidade, podendo ser usado tanto em figurinos mais esportivos e casuais, quanto em looks para o trabalho. A popularidade da peça também está relacionada ao boom dos "jorts", ou simplesmente, "bermudas jeans". Além da calça capri, há ainda a chamada "calça corsário", que costuma ser mais justinha. Podemos dizer que é uma espécie de legging mais curta.

Reprodução/Instagram/alexpowdrell_

Dicas para usar a tendência

Uma combinação bacana é unir o comprimento curto da calça capri com botas de cano alto. A técnica também funciona com meias 3/4. Mas nada impede que você use com tênis, sapatilhas, salto alto e sandálias. Você também pode brincar com as modelagens, apostando em uma calça mais justa combinada a uma blusa mais larga e vice-e-versa.

Reprodução/Instagram/e1isabethng

Quer mais?

Acesse a página do iG Delas e fique por dentro de todas as tendências de moda, beleza e decoração, além de conteúdos sobre sexo, comportamento e maternidade! Clique no link para saber mais:

Veja mais Top Stories