Ana Paula Padrão descobre sua cartela de cores com Tay Borges
Reprodução/Instagram
Ana Paula Padrão descobre sua cartela de cores com Tay Borges

Consultora de Imagem Tay Borges encontrou com a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão para uma tarde de estudo de coloração pessoal. “Eu nunca tinha feito isso, estou há 36 anos na frente das câmeras, esse é o meu trabalho, minha profissão. Por intuição e com a ajuda dos profissionais que me vestem, sempre achei que meu tom era frio.  Eu sou Inverno Brilhante uma alegoria ambulante”, brinca Ana Paula.

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“O tecido e as cores mostram a verdade, eles não mentem. Quando colocamos o tecido nos tons dela, seu rosto e seu brilho se destacaram”, disse Tay. A consultora explica que a cartela da Ana Paula é Inverno Brilhante. São cores frias, intensas e com profundidade.

"Um paleta bem chamativa e ela mesma comentou em vídeo, que ela tem uma personalidade reservada e tinha uma cartela intensa dessa. E eu comentei que essa é a beleza de entender a cartela com mais profundidade. Porque você pode adaptar a sua personalidade e desejo de imagem. Ex: se ela quisesse manter o visual é Comunicaçao reservada, poderia usar as cores neutras da cartela e coloridas menos intensas. Mas que se fosse para “curar” esse traço de personalidade, usaria as cores mais intensas, que a colocariam em posição de “palco”, chamar atenção. No caso dela, optou pelas cores intensas, pois apesar de ser reservada, ela já é uma pessoa de palco. Fez todo o sentido e encaixou como uma luva", explica a consultora, que dá mais detalhes sobre o seu trabalho.

Como é feito esse trabalho?
Ele é realizado de forma presencial, com luz natural onde colocamos tecidos específicos para esse teste e observamos o reflexo da luz no tecido e então no rosto, para observar os efeitos na pele.

Quais aspectos devem ser considerados?
Temperatura (quente ou fria), Saturação (opacidade ou intensidade) e Valor (claro ou profundo). São as dimensões das cores da roda de Munsell, e a pele também tem estas características. O objetivo da análise é definir as características da pele para mostrar a paleta de cores com as mesmas características. Isso cria harmonia visual e efeitos positivos na beleza. Pele homogênea, com ar de saudável, viçosa. Isso sem nem usar maquiagem.

Como descobrir as cores de alguém?
Precisa fazer o teste. Mas além das cores de harmonia, precisamos considerar a Personalidade Cromática da cliente. As características únicas dela, personalidade, emoções, desejos de imagem, estilo pessoal… tudo isso, para indicar o grupo de cores. Então além da análise, uma boa entrevista, compreensão da cliente, è fundamental para definir a paleta de cores. Apenas a análise fica raso.

Qual a aplicação prática de se saber a cartela de cores?
Roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, tudo! Uma cor que não favorece pode fazer muito mal a beleza, deixar com ar de cansada, palida, rosto manchado, amarelada, sentindo necessidade de se maquiar muito… Ninguém deseja isso. É claro que se por desejo de imagem a ideia seja sair da harmonia para criar uma disrupcao, tudo bem. Mas o conhecimento é importante para tomar a decisão com estratégia e consciência.

Outro ponto importante, principalmente pra quem é comunicador, palestrante, está apresentando um trabalho e etc, ou seja, está passando um conteúdo, uma mensagem, a harmonia visual ajuda muito manter o foco no rosto. Onde precisamos realmente. 



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