O governo da França anunciou nesta terça-feira, (25), que irá pagar consertos de roupas da população como forma de ajudar a sustentabilidade.
A secretária francesa Bérangère Couillard disse que promoverá o pagamento de 6 a 25 euros aos moradores que realizarem reparos em roupas, calçados e acessórios. Essa iniciativa se deu devido aos 154 milhões de euros que foram arrecadados nesses últimos 5 anos em impostos pagos pelo setor têxtil.
"Financiado pela contribuição dos fabricantes do setor, este auxílio reduzirá o custo de seus reparos. A partir de outubro, será mais fácil consertar suas roupas e sapatos do que comprar novos", publicou Bérangère no Twitter sobre a nova proposta.
A ação promoveu grande avanço para a sustentabilidade na mundo da moda, uma vez que há um crescimento entre os fashionistas, o consumo e descrate de produtos da indústria têxtil.
Conforme a Global Fashion Agenda, esse tipo de indústria é um dos mais polentes no mercado, gerando 92 milhões de tonelas de resíduos nos últimos anos. Se a poluição têxil agravar, estima-se que o número de toneladas pode aumentar 60% nos próximos 5 anos.