Os detalhes que amamos no uniforme do Brasil na Copa do Mundo Feminina

O campeonato da FIFA teve início no último dia 20 e tem como países-sede a Austrália e a Nova Zelândia. A seleção brasileira fez sua estreia nesta segunda (24), com uma vitória de 4 a 0 contra o Panamá. Confira os detalhes do uniforme das meninas!

O Brasil estreou hoje na Copa do Mundo Feminina e já garantiu uma goleada de 4 a 0 contra o Panamá, na 1ª rodada da fase de grupos

Entre as convocadas, 11 fazem a sua estreia no campeonato. São elas: a goleira Camila, as laterais-direitas Antonia e Bruninha, a zagueira Lauren, as meias Duda Sampaio, Kerolin, Adriana, Ana Vitória e Ary Borges e as atacantes Nycole e Gabi Nunes.

Thais Magalhães/CBF

O elenco também conta com veteranas

É o caso de Marta. Eleita seis vezes a Melhor Jogadora do Mundo, a atacante participa pela sexta vez do Mundial da FIFA. Além dela, também estão nessa lista a goleira Bárbara, que joga a sua quinta edição do campeonato, acompanhada de Bia Zaneratto, com quatro edições, e Andressa Alves, Mônica e Tamires, com três.

Divulgação/CBF

Novo uniforme, sem as cinco estrelas no escudo da CBF

Esta é a primeira edição da Copa do Mundo Feminina em que as brasileiras entram em campo com o uniforme sem as cinco estrelas no escudo da CBF — que representam os títulos conquistados pela seleção masculina no Mundial da FIFA. A equipe feminina passou a ter uma camisa exclusiva, sem as estrelas, em novembro de 2020. Porém, foi somente agora que a nova amarelinha apareceu em Copas do Mundo. A última edição do campeonato feminino foi em 2019. Vale destacar ainda que a escolha de jogar sem as estrelas do masculino partiu do próprio elenco.

Divulgação/Nike

Referências à biodiversidade brasileira

A nova amarelinha celebra a biodiversidade do Brasil e da Amazônia, trazendo uma estampa de folhagem tropical – inspirada nas folhas do Buriti, do Jaci e da Jarina – na textura da malha da camisa. Os shorts azuis e as meias brancas completam o uniforme. Já a camisa do segundo uniforme é azul e repete a estampa de folhas tropicais do primeiro uniforme, mas, dessa vez, nas mangas. Aqui o calção é branco e o meião, azul. Na parte interna das duas camisas, na altura da nuca, há um grafismo especial em homenagem à "Mãe Natureza".

Divulgação/Nike

Segundo a fabricante, o uniforme foi especialmente pensado para que as jogadores se sintam confortáveis e tenham facilidade de movimentação em campo

O material promete afastar o suor da pele e garantir evaporação mais rápida. Além disso, os uniformes são feitos 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas. Além dos uniformes oficiais e camisa pré-jogo, a coleção inclui produtos casuais como jaquetas, moletons, calças, shorts, camisetas e vestidos. A Nike ainda disponibilizou um shorts com tecnologia de proteção contra vazamentos durante o período menstrual e que pode ser usado por baixo do calção.

Divulgação/Nike

Pela primeira vez na história, a seleção feminina teve um uniforme de alfaiataria feito sob medida para a apresentação oficial

A seleção brasileira desembarcou na Austrália no dia 4 de julho vestindo uma alfaiataria oficial desenvolvida pela marca Animale. Esta é a primeira vez que as atletas têm uma roupa social confeccionada especialmente para elas. O conjunto tem a cor azul clara, um pedido feito pelas próprias jogadoras, que foram parte importante no processo de criação.

Divulgação/Animale

Quer mais?

Acesse a página do iG Delas e fique por dentro de todas as tendências de moda, beleza e decoração, além de conteúdos sobre sexo, comportamento e maternidade! Clique no link para saber mais:

Veja mais Top Stories