Streetwear: criadora de conteúdo digital aponta viés social e sustentável do estilo

O streetwear é tendência mundial e diversas pessoas já se renderam à ela. Convidamos a influenciadora e criadora de conteúdo digital Lara Fernandes para comentar um pouco sobre essa trend e ela aponta: sua importância é muito maior do que parece.

“O streetwear tem grande relevância na moda atual e passou a influenciar bastante na forma como valorizamos o estilo casual e descontraído. Foi algo que se originou nas ruas de grandes cidades, especialmente nos Estados Unidos, mas suas características únicas voltadas para elementos do hip hop, skate e moda urbana já conquistaram todo o mundo"

Reprodução/ Carolina Lindo

"Isso é algo evidente, já que grandes marcas têm incorporado esses elementos nas coleções e, mais atualmente, tem sido também incorporado a outras peças, como as lingeries, que são uma grande aposta para esta estação”, afirma ela, que tem mais de 490 mil seguidores nas redes sociais.

Além de ser visto como uma forma de expressão, este estilo também se adapta a diferentes culturas e tradições. Lara atribui isso ao fato da moda ter se tornado mais inclusiva.

“Ele se adapta muito bem a vários lugares porque acaba sendo mesclado com o que já é culturalmente usado, sendo também um lugar de manifestação. Isso é diversidade, né? O mundo precisa focar nisso, não existe mais espaço para segmentação em nenhum âmbito."

"Além disso, percebo que muitos se preocupam com uma moda mais sustentável e o streetwear responde bem a essa necessidade. O uso de materiais reciclados ou orgânicos, que muitas marcas têm adotado, tem impacto direto nisso”, reflete a influencer de 24 anos.

Rotina

Multifacetada, ela também é empreendedora e mãe, o que faz com que sua rotina seja agitada, mas nem por isso Lara deixa de seguir o que está em alta. “Gosto de estar por dentro de tudo e, por isso, posso afirmar que o streetwear dominou todos os espaços. Aliás, as mídias sociais foram fundamentais para disseminá-lo e mostrar novos talentos nessa área. Isso é ótimo porque torna tudo mais acessível e de fácil divulgação, mas ainda vejo como um grande desafio a questão da sustentabilidade e a necessidade de inovação constante”, diz.

Collabs

Lara completa apontando que as collabs, como são chamadas as colaborações entre empresas e artistas, são uma força impulsionadora dessa cultura: “Isso ajuda a unir elementos da moda com a cultura urbana, o que promove um diálogo criativo entre diferentes áreas. Acredito que o streetwear continuará evoluindo, sendo influente e popular."

"Caso a moda se torne mais sustentável, isso levará uma conscientização ainda maior no âmbito social e ambiental, as tendências serão mais focadas na individualidade e personalidade de cada um, permitindo que as pessoas se expressem de forma livre e criativa”, finaliza.

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