A Semana da Alta Costura começou em Paris! O evento que reúne as principais marcas de grife da França teve início na manhã dessa segunda (23) e deve durar até o fim da tarde de quinta (26).
O primeiro desfile do dia, feito pela casa de alta custura italiana, Schiaparelli, causou polêmica nas redes sociais. Nas passarelas, as modelos desfilaram a coleção de 2023, feita de vestidos com cabeças ultrarrealistas de animais selvagens.
Enquanto algumas pessoas aplaudiram a premissa inovadora da marca, outras criticaram a clara referência à caça animal. “Sei que o Schiaparelli tem criações surrealistas reconhecido mundialmente, mas fiquei incomodado com os looks de animais”, comentou um seguidor da marca em seu Twitter.
No Instagram, a marca vanguardista afirmou que a coleção de 2023 é composta pelo “leopardo, o leão e a loba - representando luxúria, orgulho e avareza na alegoria icônica de Dante, feitos em espuma esculpida à mão, resina, lã e pele sintética de seda, pintados à mão para parecer o mais realista possível.”
A coleção é uma alusão ao Inferno de Dante, a primeira parte da obra A Divina Comédia, onde o eu-lírico é conduzido para nove camadas do inferno. No desfile, as peças retratam a taxidermia como uma referência ao pecado.
Enquanto o desfile acontecia, Kylie Jenner já vestia, na primeira fila, a principal obra de Daniel Roseberry, diretor da Schiaparelli: um longo vestido preto com uma cabeça de leão feita à mão.
Além de Kylie, a influenciadora brasileira Gessica Kayne, conhecida por Gkay, também marcou presença no evento. A comediante sentou na primeira fileira e compartilhou todos os bastidores com seus seguidores. "Muito nervosa. Está tudo muito lindo, vontade de chorar! Nunca pensei que ia chegar aqui, não dá pra fingir costume."