Pierre Cardin, faleceu aos 98 anos
Joel Saget/AFP
Pierre Cardin, faleceu aos 98 anos

O estilista francês Pierre Cardin faleceu hoje, aos 98 anosno hospital americano de Neuilly, ao oeste de Paris. A morte foi confirmada pela família à Agência France Presse. A causa não foi divulgada.

"É um dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está entre nós. O grande costureiro que foi, atravessou o século, deixando para a França e para o mundo um patrimônio artístico único na moda, mas não só isso. Nos orgulhamos da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida. Foi um homem moderno de muitos talentos e energia inesgotável”, disse a família em nota.

Nascido em Veneza em 2 de julhos de 1922, filho de agricultores italianos que migraram para a França fugindo do fascismo. Cardin começou a  a trabalhar aos 14 anos como aprendiz de alfaiate na cidade de Saint-Etienne, na França. O estilista ficou mundialmente conhecido por revolucionar a moda entre as décadas de 1960 e 1970, com sua estética futurista.

O estilista foi o primeiro designer de alta costura a desenvolver uma coleção “Prêt-a-porter”. Em 1959 criou uma coleção feminina para uma loja de departamentos chamada Printtemps. Ele foi criticado por isso, alegavam que estaria popularizando seu nome.

Você viu?

Pierre Cardin, ainda no inicio de carreira
Divulgação
Pierre Cardin, ainda no inicio de carreira

Conciliando um o olhar sempre à frente com uma visão apurada comercialmente. Apresentou ternos masculinos com gola Mao e apostou em um estilo futurista e em uma linha unissex. Com a intenção de deixar a moda mais acessível, em 1980 ele já havia estabelecido por volta de 540 contratos de licenciamento e seu nome se espalhou pelo mundo em acessórios e perfumes.

Pierre Cardin veio algumas vezes ao Brasil. Na década de 1960, ele se apresentou na Fenit e licenciou produtos no país. Nos anos de 1980, seus ternos confeccionados pelas empresas dos irmãos Brett fizeram um enorme sucesso pelo Brasil e pelo mundo a fora.

O designer foi homenageado ao longo de sua carreira inúmeras vezes. No início de 2020 ele teve sua vida apresentada em um documentário chamado “Casa de Cardin”, mostrando o estilista ainda ativo, mesmo com quase 100 anos de idade. Em uma das passagens, ele dizia “Não sou do tipo que se contenta com o que já foi feito e aceito. Eu estou feliz com o presente, mas nunca dou meu trabalho como terminado”.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!