Na maioria das vezes, usar salto alto gera mais desconforto do que prazer. Além das dores nos pés, panturrilhas e pernas, o uso prolongado de sapatos muito altos também pode prejudicar a coluna e as articulações. Seja para fugir desses problemas relacionados à saúde ou apenas prezando pelo conforto, muitas mulheres estão optando por alternativas para manter a elegância com os pés bem mais próximos do chão. 

Leia também: Salto alto provoca demissão de mulher no Reino Unido; entenda o caso

Tirar o salto alto pode ser uma alternativa sim, principalmente porque é possível manter a elegância com sapatos baixos
shutterstock
Tirar o salto alto pode ser uma alternativa sim, principalmente porque é possível manter a elegância com sapatos baixos


Apesar de sapatos de salto alto deixarem o visual moderno e elegante, o item não é uma regra para manter o estilo. De acordo com a personal stylist Juliana Parisi, especialista em consultoria de imagem pessoal, é totalmente possível seguir tendências combinando com opções de sapatos baixos, como sapatilhas e rasteirinhas. 

“Mas não são apenas as tradicionais sapatilhas e rasteirinhas que garantem o conforto. Com algumas novidades que estão em alta por aí, o resultado de uma combinação pode ficar muito mais interessante mesmo sem subir nos saltos”, afirma a blogueira, que exemplifica com algumas combinações que vão estar em alta nessa meia estação. Confira as dicas abaixo: 

Mules

Os sapatos mule nas versões com e sem salto conseguem deixar qualquer look mais moderno e cheio de estilo
Reprodução/Pinterest
Os sapatos mule nas versões com e sem salto conseguem deixar qualquer look mais moderno e cheio de estilo


Existem sapatos mule nas versões com e sem salto, mas idenpendente de sua escolha, esse modelo pode deixar qualquer look mais moderno e cheio de estilo. A dica, segundo Juliana, é apostar em calças mais curtas e afuniladas, além de combinar com saias, shorts e vestidos. Sapatos abertos deixam o visual informal, mas com a escolha certa de roupa, pode também ser um item de destaque em um evento mais elegante. 

Sapatilha de calcanhar aberto

A sapatilha aberta apenas atrás conta com alguns modelos que tem um detalhe de elástico para adicionar um charme
Reprodução/Pinterest
A sapatilha aberta apenas atrás conta com alguns modelos que tem um detalhe de elástico para adicionar um charme


"A sapatilha aberta apenas atrás conta com alguns modelos que têm um detalhe de elástico para adicionar um charme ao sapato", diz Juliana. Esses modelos podem ser uma opção confortável para os dias de trabalho, combinando com com calças mais curtas, como pantacourt, ou saias e vestidos. Para dar um toque mais social, acrescente um blazer, ou combine as peças com camisas. 

Sandálias de salto blocado

O salto em bloco, ou blocado, chega exatamente para deixar o visual mais elegante sem perder o conforto essencial
Reprodução/Pinterest
O salto em bloco, ou blocado, chega exatamente para deixar o visual mais elegante sem perder o conforto essencial


Para quem ainda busca um salto, mas preza pelo conforto, a ideia é optar por sapatos e sandálias de salto em bloco , também conhecido como "salto blocado". "A grande aposta do momento está nas versões com amarração e laços para um efeito ainda mais moderno", indica a especialista. A ideia, nesses casos, é apostar em saltos mais baixos, sendo o ideal até cinco centrímetros de altura. Combine as sandálias com saias, calças bocas de sino ou com a barra afunidala e não tenha medo de usar em eventos com vestidos longos e roupas formais. 

Sandálias rasteirinhas

As rasteiras não saem de moda, além de serem práticas, descomplicadas e deixam qualquer look mais despojado
Reprodução/Pinterest
As rasteiras não saem de moda, além de serem práticas, descomplicadas e deixam qualquer look mais despojado


"As rasteiras não caem de moda e são super práticas e descomplicadas", diz Juliana. Além de protagonizarem looks para os dias mais quentes, essas sandálias também deixam qualquer visual mais despojado. Combinam com qualquer roupa, desde calças jeans, leggins, até shorts e saias e podem trazer informalidade para composições com vestidos longos. 

Leia também: Boina é tendência de acessório para qualquer estação do ano; veja como usar

Eventos sociais combina com sapatos baixos?

Se sua dúvida é como manter o conforto até em eventos que pedem um traje mais elegante, a especialista indica apostar nas sapatilhas ou saltos baixos. "Os eventos sociais acabam pedindo um salto, por isso, você pode optar por um salto bloco baixo por ser mais confortável e ainda, sim, elegante."

Caso você não possa usar salto alto por algum motivo específico, como problemas de saúde, ou simplesmente prefere optar por um sapato baixo, a especialista indica uma apostar nas sapatilhas. "Modelos mais mais delicados, com bico fino e pedrarias deixam esse tipo de sapato mais sofisticado", afirma. 

Mulheres altas podem usar salto?

Se você é uma mulher alta e se incomoda em usar salto, Juliana Parisi recomenda apostar em saltos baixos ou médios. "Mulheres muito alta podem usar salto tanto quanto as baixinhas, mas muitas se incomodam com a altura e saltos baixos ou médios estão em alta e deixam o resultado elegante e a postura ereta", diz. 

Destaque nos looks

Se, ao montar o look, a ideia é dar mais destaque ao sapato, a dica é apostar em modelos mais modernos e coloridos. "Rasteirinhas gladiadoras, sapatilhas coloridas, com textura ou cores vibrantes, assim, com certeza o destaque do look ficará por conta do sapato", sugere Juliana.

Mas se o principal é manter a elegância sem chamar atenção para os pés, dê foco aos acessórios. "Acessórios são uma forma de incrementarmos o look e mostrarmos nossa personalidade, que pode ser mais feminina com acessórios delicados, ou mais moderna com acessórios mais pesados. A elegância fica por conta do resultado todo: você estar bem vestida, valorizando sua silhueta e estilo pessoal, adequada a ocasião." 

Tendências de moda 

A consultora de imagem e estilo Rita Heroína também dá dicas dos modelos de sapatos e estampas que prometem fazer sucesso nos pés dos brasileiros durante o ano de 2018. “O jeans vai parar de assumir somente a sua forma básica, para revestir scarpins e mules de bico fino. Muitos modelos estão chegando também com aplicações de bordados e babados.”

“As aplicações de paetê e glitter serão as responsáveis pelo glamour nos calçados do verão, nos mais diversos estilos de sapatos: saltos, mules, birken.” Outras novidades serão os tons de rosa metalizados e cores pasteis, como azul e rosé.

Saltos de corda e cortiça e saltos tratorados estão fazendo sucesso nos meses de verão e podem ser adaptados para o inverno. Além dessas tendências de moda , a especialista também destaca os tênis brancos, saltos meia pata ou saltos finos e baixos, seguindo o estilo "kitten heels", para os dias mais frios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!