Conceitos não delimitados, culturas diversas e o encontro entre real e tecnológico são parte das referências para a moda primavera/verão 2018. As tendências prometem aparecer com cores e estampas marcantes, recortes nada óbvios e valorização do trabalho manual – agradando desde o estilo clássico e urbano até o tropical e girly.
Leia também: Veja os melhores looks das famosas que estão na Semana de Alta-Costura de Paris
As apostas para a próxima estação foram apresentadas por Bruna Ortega, especialista em tendências da empresa WGSN, na terça-feira (10) em evento realizado pela pela L’Oreal Professionnel e a WGSN. Se na maquiagem e no cabelo a aposta está em looks metalizados com cores não óbvias
, na moda e nas unhas o que ganha força para a primavera/verão
são recortes assimétricos, reivenção de peças clássicas e tons pastéis.
Aspectos artesanais
A próxima estação vem inspirada na ideia de conexão cultural e étnica, com cores quentes que aparecem em tecidos pesados e barras desconstruídas. A inspiração vem acompanhada da valorização do trabalho manual, e peças com um aspecto artesanal vão começar a fazer parte do look.
Ainda na inspiração do trabalho manual, a nail art volta a aparecer, mas sem desenhos muito elaborados. A ideia é fazer formas geométricas e abstratas brincando com tons de vermelho e própria cor da unha – no chamado “espaço negativo”.
Fluidez tropical
Sabe aquele look que é a cara do Rio de Janeiro? De quem saiu da praia e foi direto para a rua fazer outras atividades? Essa fluidez tropical vai tomar conta dos looks da próxima estação e recebe o nome de “Psicotropical” – o encontro do real com o artificial. Nesse caso, as cores que prevalecem são tons da natureza metalizados, com brilhos e textura.
As peças de roupa apresentam cortes e modelos com muita fluidez nas formas e estampas de plantas exóticas – onde não é possível definir a espécie com facilidade. Nas unhas, o tropical aparece com esmaltes holográficos, misturando o quente e o frio.
Leia também: Especialistas indicam quais as tendências de maquiagem para o inverno 2017
Toque contemporâneo
Se você tem um estilo mais clássico e urbano, pode apostar em tons terrosos e no minimalismo. Dessa vez, as peças clássicas aparecem com um toque contemporâneo. Sabe a camisa que você usava para ir trabalhar? Nesta estação ela vai aparecer com cortes inusitados para compor um look nada óbvio.
O clássico também vai tomar conta dos esmaltes, com tons de nude para os diversos tons de pele. Unhas em formato arredondado e comprimento médio, seguindo o formato natural, também vão fazer sucesso.
Tons pastéis e metalizados
Com referências girly e anos 90, os tons pastéis, metalizados e holográficos vão fazer cada vez mais parte do guarda-roupa das mulheres que gostam de um estilo mais moderno e descolado.
A aposta é investir em peças com cores doces – como rosa, verde, azul e amarelo – e fazer combinações não óbvias. A ideia é levar para o dia a dia lazer e peças que tenham “cara de academia”, montando combinações inusitadas que mostrem a versatilidade das roupas.
Leia também: Combinar make e cabelo é forma de modernizar o look monocromático
As cores doces e claras continuam nas unhas, mas, desta vez, o branco é a tonalidade que mais vai aparecer na moda primavera/verão. Para fugir do óbvio, a coloração vem acompanhada de textura com partículas de cristais.