O inverno chegou no dia 21 de junho mostrando mesmo para o que veio. Na cidade de São Paulo, por exemplo, é difícil ver alguém sem casaco ou jaqueta andando nas ruas. Outra opção para esquentar o corpo nesses dias em que somos obrigados a sair de casa mesmo com a sensação térmica de 10ºC ou muito menos é o poncho.
Leia também: Qual famosa vestiu melhor o poncho da Burberry?
Não há como negar o conforto que a peça proporciona, e usada da forma correta, fica super estilosa. Hoje, o poncho aparece em diferentes formas, até com uma abertura na parte da frente, mas o tradicional foi criado na América do Sul e é basicamente um tecido de 3,5m por 2,5m com uma abertura no meio, por onde passa a cabeça.
Como usar
A consultora Maria Inês Borges da Silveira explica que, como qualquer outra peça, devemos analisar nosso tipo físico antes de adquirir a roupa. Talvez um modelo mais aberto que fica incrível em uma celebridade não fique tão bem em você quanto um modelo mais tradicional. É preciso experimentar e encontrar o que mais valoriza o seu corpo e te deixa à vontade.
Leia também: Frizz é comum no inverno, mas não precisa ser motivo de briga com seu cabelo
“Para as mulheres acima do peso, por exemplo, existem modelos de ponchos tipo capa, em que as mãos passam por uma abertura. Tem também um modelo reto sem volumes nas laterais”, explica Maria Inês. “Já os modelos volumosos, com peles ao redor, e modelos evasê dão volume para as magrinhas.”
Leia também: Especialistas indicam quais as tendências de maquiagem para o inverno 2017
A peça é super indicada para pessoas mais altas. As mulheres mais baixinhas precisam tomar cuidado para que não pareça ainda menores, alerta a especialista. “Lembrar também que o poncho é um agasalho do gênero esporte ou esporte fino. Os feitos em caxemira ficam mais chiques, e aqueles com peles nobres ao redor podem ser usados sobre um vestido reto e terninho. Entretanto, para o gênero de roupa passeio completo, rigor ou gala deve-se evitar esse tipo de agasalho. Repito: ele é esportivo", detalha Maria Inês.