A saia é uma das peças mais femininas do guarda-roupa da mulher e caracteriza a nova identidade do século. Com a chegada das altas temperaturas, é quase impossível não colocá-la em algum look - independente da combinação.
+ Calcinha absorvente é o novo produto para ajudar as mulheres "naqueles dias"
Quando chegam os dias quentes, usar uma saia é questão de liberdade para as pernas - que além de confortável, mesmo que seja um modelo comprido, consegue deixar o visual mais fresco. Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de comportamento profissional e marketing pessoal, o mais importante para usar a peça é observar seu estilo, tipo físico e ver o que fica melhor em seu corpo.
“O ideal da moda é vestir-se com simplicidade, com um toque de sofisticação e refinamento. Não importa o estilo: tulipa , pareô , lápis , evasê , reta , plissada , lisa ou colorida. A peça valoriza a silhueta e produz uma imagem elegante e adulta”, explica ela.
Como usar os diferentes tipos de saia
A consultora alerta que texturas ampliam medidas, por isso devem ser usadas com mais cautela. As saias de paetê ou de muito brilho também aumentam o volume, asssim como aquelas com detalhes com pregas. Para deixar uma imagem mais longilínea evite uso de cinto, a divisão achata o corpo.
As saias de “ shape slim” , com contrastes de texturas e tons, têm um ar mais sofisticado e chique.
Para quem tem os quadris mais largos, a dica é usar a peça composta com outra que cubra a região, como um blazer, um casaco ou colete mais longo. Meia-calça da mesma cor que a saia também ajuda a alongar a silhueta, assim como sapatos mantendo essa linha longa e monocromática.
Para os dias de verão, uma bela sandália valoriza esse look.
+ Manual do decote: os modelos que ficam bem em cada tipo de corpo
Combinações
Segundo Maria, camisas lisas facilitam a composição do visual, principalmente com saias de padronagens diferentes. Decote V disfarça os seios grandes e alonga a imagem. Top ou blusa de renda garante o requinte da produção.
Evite um modelo muito justo ou curto, já que no momento o comprimento midi ou o longo estão super em alta. “Saias combinadas com tops ou camisas de seda são para qualquer ocasião, como passeios, almoços, trabalho e até o happy hours da empresa. Com blusas com brilho e lurex ficam chiques e elegantes e podem ser usadas em aniversários ou jantares e festas informais”, comenta.
Para finalizar, a especialista lembra que a saia evidencia as formas do corpo: cintura alta valoriza a região, tulipa aumenta um pouco o quadril. “O importante é estar atenta ao que você quer”, completa.
+ Aposte nos coletes como peça-chave desse verão; veja como usar