Tamanho do texto

Consultora de imagem e estilo comenta as combinações do guarda-roupas e como usar isso a seu favor

“O que vestimos comunica muito sobre quem somos e as cores têm papel fundamental nesse processo, elas podem levantar ou derrubar um visual e isso interfere diretamente na nossa imagem física e representa a maneira como estamos nos sentindo” afirma Rita Heroína, Consultora de imagem e estilo, especialista em teste de coloração pessoal.

Aprenda como melhorar a imagem pessoal através das cores de suas roupas
Edu Cesar
Aprenda como melhorar a imagem pessoal através das cores de suas roupas


Na imagem pessoal, as cores quando utilizadas de maneira correta, podem transmitir poder, sofisticação ou ainda intelectualidade. A construção das roupas através da cor fala mais por nós que nossa personalidade, nossas capacidades e até mesmo, as roupas em si.

Para aderir, experimente misturar e brincar com harmonia utilizando o círculo cromático que é um instrumento muito conhecido e usado em algumas áreas, como artes, design e decoração.

Na Consultoria de Imagem, o círculo cromático se torna nosso aliado para trazer mais cor à vestimenta. É através dele que visualizamos combinações de cores que sejam harmônicas. Isso faz toda a diferença na hora de combinar mais de duas peças de roupa e acessórios.

Harmonia acromática e análoga

Harmonia acromática e análoga
Divulgação
Harmonia acromática e análoga


Acromática: "É a combinação que envolve as “não cores”, ou seja cores sem pigmentação, também conhecidas como neutros. Essas cores são: O preto, o branco e o cinza. É uma combinação muito usada no meio coorporativo."

Análoga: "São as cores que estão lado a lado no círculo. São cores que possuem pigmentos em comum e por conta disso criam uma sensação agradável. Essa combinação se estende para os tons mais sóbrios."

Harmonia complementar e semi-cromática

Harmonia complementar e semi-cromática
Divulgação
Harmonia complementar e semi-cromática


Complementar: "É um pouco mais complexa que as outras opções. As cores complementares, são as que ficam opostas no círculo cromático. Quanto mais vibrantes as cores, mais criativo fica o look." 

Semi-cromática: "É uma combinação que envolve tons neutros e apenas um pigmento de cor, seja na estampa ou acessório."

Harmonia slipt complementar e monocromático

Harmonia slip complementar e monocromático
Divulgação
Harmonia slip complementar e monocromático


Slipt complementar: "Feita a partir das cores que formam o triângulo isósceles no círculo cromático. Ela é menos dramática, por ser uma combinação que possui pigmentos em comum."

Monocromático: "É a harmonia que combina cores da mesma família cromática, isto é, todos os tons derivados de um mesmo pigmento. Por exemplo, poucas pessoas sabem que o uso do vermelho com o rosa se classifica como monocromático, pois são dois tons da mesma família."

Combinação triádica e tetrádica

Combinação triádica e tetrádica
Divulgação
Combinação triádica e tetrádica




Triádica: "Fazem parte do triângulo que se forma no círculo. Elas estão posicionadas de maneira equidistante e são cores que combinadas entre si criam um mix vibrante."

Tetrádica: "As cores estão posicionadas de maneira retangular ou quadrada. É uma combinação criativa e informal. Ideal para quem gosta de ousar ou trabalha em um ambiente mais descontraído."