Tamanho do texto

Neste anúncio, você vê apenas um grupo de crianças ou uma mensagem racista? Polêmica fez marca pedir desculpas

Quando você olha para este anúncio, você vê apenas um grupo de crianças fazendo ginástica? Ou você também vê uma mensagem racista na forma como as crianças são colocadas e se incomoda com o fato de a única menina negra ser usada como um apoio de braço por uma menina branca mais alta à sua esquerda?

Campanha é retirada de circulação após críticas
Divulgação
Campanha é retirada de circulação após críticas

A Gap, responsável pela campanha, pediu desculpas pelo anúncio e o removeu depois de uma tempestade de críticas nas redes sociais. 

+ Modelo é chamada de gorda e dá resposta com foto seminua

Para aumentar a polêmica, os pais da menina se manifestaram para dizer que as duas garotas em questão, Lucy e Fanny, com 8 e 12 anos, respectivamente, são adotadas e irmãs. "O preconceito é pré-julgar uma situação e agir sobre ela. Eu convivo em casa com essas duas irmãs e não existe nenhum problema aqui".

De outro lado, quem defende que a imagem é problemática diz que mostrar a criança negra como uma 'escora', sem sorrir e com aparência sobrecarregada não é realmente uma espelho da vida real.

+ Escola para homens vira polêmica e é bombardeada na web; o que você acha?

Apesar de não parecer intencional, a mensagem poderia ter sido evitada se o fotógrafo tivesse mais consciência do simbolismo potencial, continuam os críticos. Por isso, a Gap se manifestou e disse: "Como uma marca com uma história de 46 anos orgulhosos de defender a diversidade e inclusividade, agradecemos o debate que tem ocorrido e pedimos desculpas para qualquer pessoa que tenha ofendido. Esta campanha GapKids destaca histórias reais de meninas talentosas e partilha as suas mensagens de empoderamento", diz o comunicado, que ainda avisa que a foto será substituída.

Repercussão negativa

"Obrigado por ilustrar perfeitamente o "racismo passivo" na grande mídia. #DiversiryFail Ela não é seu descanso de braço".


"Provando que as meninas podem fazer qualquer coisa ... menos se for negra. Então, tudo o que ela pode fazer é suportar o peso das meninas brancas"


"Sim, isso é legal, mas ninguém deveria estar descansando na cabeça de ninguém. Não é legal"


O que você pensa quando vê o anúncio? Dê sua opinião na enquete abaixo.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.