Quando você olha para este anúncio, você vê apenas um grupo de crianças fazendo ginástica? Ou você também vê uma mensagem racista na forma como as crianças são colocadas e se incomoda com o fato de a única menina negra ser usada como um apoio de braço por uma menina branca mais alta à sua esquerda?
A Gap, responsável pela campanha, pediu desculpas pelo anúncio e o removeu depois de uma tempestade de críticas nas redes sociais.
+ Modelo é chamada de gorda e dá resposta com foto seminua
Para aumentar a polêmica, os pais da menina se manifestaram para dizer que as duas garotas em questão, Lucy e Fanny, com 8 e 12 anos, respectivamente, são adotadas e irmãs. "O preconceito é pré-julgar uma situação e agir sobre ela. Eu convivo em casa com essas duas irmãs e não existe nenhum problema aqui".
De outro lado, quem defende que a imagem é problemática diz que mostrar a criança negra como uma 'escora', sem sorrir e com aparência sobrecarregada não é realmente uma espelho da vida real.
+ Escola para homens vira polêmica e é bombardeada na web; o que você acha?
Apesar de não parecer intencional, a mensagem poderia ter sido evitada se o fotógrafo tivesse mais consciência do simbolismo potencial, continuam os críticos. Por isso, a Gap se manifestou e disse: "Como uma marca com uma história de 46 anos orgulhosos de defender a diversidade e inclusividade, agradecemos o debate que tem ocorrido e pedimos desculpas para qualquer pessoa que tenha ofendido. Esta campanha GapKids destaca histórias reais de meninas talentosas e partilha as suas mensagens de empoderamento", diz o comunicado, que ainda avisa que a foto será substituída.
Repercussão negativa
Você viu?
"Obrigado por ilustrar perfeitamente o "racismo passivo" na grande mídia. #DiversiryFail Ela não é seu descanso de braço".
"Provando que as meninas podem fazer qualquer coisa ... menos se for negra. Então, tudo o que ela pode fazer é suportar o peso das meninas brancas"
"Sim, isso é legal, mas ninguém deveria estar descansando na cabeça de ninguém. Não é legal"
O que você pensa quando vê o anúncio? Dê sua opinião na enquete abaixo.