Tamanho do texto

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve ao iG Tenn para falar sobre as descobertas da vida na adolescência. E dessa vez a dica é sobre organização

Apesar de estarmos vivendo na era digital, em que muitos dizem que o papel será futuramente esquecido, cadernos no estilo de diário fazem cada vez mais sucesso. O chamado "bullet journal" é uma caderneta customizável com um método único e rápido de organização, onde você consegue acompanhar e organizar todas suas tarefas.

Leia mais: Sua lista de tarefas é eficaz?

Aprenda a fazer um bullet journal
Divulgação
Aprenda a fazer um bullet journal


A técnica “to do list”, onde a organização diária é baseada em listas de coisas que devem ser feitas, é a mais utilizada pelas pessoas que se adaptaram ao bullet journal . Exatamente por ser uma forma fácil e rápida de resumir o seu dia, quanto mais simples, mais eficaz será.

Por que usar?

Pesquisas feitas por neurocientistas dizem que se adaptar ao uso de agendas faz bem para a mente. Várias pesquisas reforçam algumas teorias que podem ter um efeito bastante positivo na rotina. São elas: escrever uma frase por dia te faz uma pessoa mais feliz; fazer listas te deixa menos estressado e colocar suas metas/tarefas no papel aumenta a chance de realizá-las.

Leia mais: Veja 20 dicas que fazem a diferença na organização da casa

Como fazer?

Para montar o seu bullet journal e começar e a se organizar, você não vai precisar de muitos materiais. Separe caderninho, lápis e caneta. Veja o passo a passo:

- Defina códigos: comece com uma legenda de símbolos pessoais, onde cada um signifique um coisa diferente, como cancelar tarefa, tarefa concluída, tarefa adiada e etc. 

- Datas: você pode desenhar calendários anuais e mensais, para ter uma visão geral e mais ampla. São as chamadas projeções. É como olhar um grande período de tempo de longe, e dessa forma, conseguir se organizar com antecipação.

Divida os dias por semana ou meses em seu caderninho, como ficar mais fácil para você se organizar
Divulgação
Divida os dias por semana ou meses em seu caderninho, como ficar mais fácil para você se organizar

- to do list : por fim, é só começar suas listas de afazeres semanais ou diárias. A divisão deve ser feita da maneira que mais funcionar para a sua vida - a regra é não ter uma regra, pois cada pessoa funciona de uma maneira diferente.  E as listas que podem ser feitas são infinitas: de sonhos, metas, afazeres, desejos, ideias, livros para ler, filmes para ver e por aí vai...

Leia mais: Otimizar o tempo é possível com organização; veja histórias que vão te inspirar

 Mostro mais detalhes de como um bullet jornal pode funcionar em um vídeo. Se estiver curioso e quiser ver a coisa funcionar na prática, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WCDh1sERg88

_______________________________________________________________________________________________________

Vic Ferreira
Reprodução/Instagram
Vic Ferreira

* Victoria Ferreira é do signo de Áries, fotografa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.

Para saber mais, acesse: http://www.amantederimel.com.br/