Tamanho do texto

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve ao iG para falar sobre as descobertas da vida na adolescência. E o tema desta semana merece atenção de pais e filhos

Precisamos falar sobre relacionamento abusivo e o que a maioria não sabe sobre ele. Sim, ele pode acontecer mesmo durante sua adolescência , o meu aconteceu quando eu ainda tinha 13 anos .

As melhores pessoas são as que te fazem esquecer do celular

Meu primeiro namoro, mesmo infantil e quase não saindo do âmbito escolar, acabou se tornando um relacionamento abusivo .

Diversos abusos

O abuso pode acontecer de diversas formas: sexual, física e a mais comum, mas mais difícil de identificar, psicológica. Normalmente ele acontece de forma sutil e é muito normalizado pela sociedade, que está acostumada a conviver com relações nada saudáveis . É exatamente por isso, e outros tantos motivos, que é tão difícil sair de um relacionamento assim, porque em primeiro lugar você precisa enxerga-lo.

Arlequina vive um relacionamento abusivo com Coringa nos filmes e nas histórias em quadrinhos
Divulgação
Arlequina vive um relacionamento abusivo com Coringa nos filmes e nas histórias em quadrinhos


Quer exemplo de um relacionamento abusivo que acontece nas telas do cinema e nas páginas das histórias em quadrinhos, mas é muitas vezes confundido com um romance saudável? Coringa e Arlequina . Há abuso verbal e físico entre eles. Em diversos momentos, Coringa é violento e agride a namorada. Entretanto, para muito isso é visto como apenas um traço da característica do personagem. 

Sinais de abuso

A relação abusiva pode acontecer de diversas formas, mas alguns sinais são muito frequentes: sua privacidade é invadida, há chantagens, afastamento de familiares e amigos, ciúmes exacerbado, controle de vestimentas e comportamento e humilhação. O parceiro ou parceira ainda pode te forçar a fazer algo que você não queria inicialmente e, no final, você é sempre a culpada de tudo. A lista é grande. 

Ele pode acontecer de todos os lados: em relações heterossexuais ou homossexuais e até entre familiares.

Vic Ferreira: Como superar o primeiro fim de relacionamento da vida?

Como sair disso?

A dificuldade em sair de um relacionamento abusivo pode estar em questões econômicas, emocionais ou burocráticas. Normalmente, existe o medo da agressão, falta de condições financeiras para criar os filhos, crença na mudança do parceiro ou insegurança no desconhecido.

Procure ajuda, psicológica e de pessoas próximas a você, para conseguir sair de um relacionamento abusivo. Dificilmente uma pessoa assim deixa de praticar o abuso, apesar de acreditar nisso, você não tem o poder de transformar alguém. Permanecer e insistir em uma relação assim, é desgastante e desperdício de tempo e emocional.

_______________________________________________________________________________________________________

Vic Ferreira
Reprodução/Instagram
Vic Ferreira

* Victoria Ferreira é do signo de Áries, fotografa iniciante e estudante de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.

Para saber mais, acesse: http://www.amantederimel.com.br/