Tamanho do texto

Você sabe o que é sororidade? Vic Ferreira, colunista do iG Teen, fala como conheceu o tema e com o que se identifica nele

No meu primeiro texto sobre feminismo  eu disse que voltaria com outros temas sobre o assunto, demorei mas finalmente estou aqui para falar sobre sororidade. Alguns termos e ideologias são fundamentais para o movimento, considero sororidade uma delas, afinal, foi a maior mudança que o feminismo fez em mim. 

Vic Ferreira: a importância da sororidade dentro do feminismo
Arquivo pessoal
Vic Ferreira: a importância da sororidade dentro do feminismo

O que é sororidade ? É a união e aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo.

Sororidade é tão importante dentro do feminismo, pois sem a ideia de irmandade entre as mulheres, o movimento não conseguiria ganhar grandes proporções. A frase “juntas somos mais fortes” resume perfeitamente essa palavra que vem sendo cada vez mais falada, afinal, é muito mais difícil alcançar um objetivo lutando sozinha.

O nosso objetivo é lutar contra o machismo e uma sociedade patriarcal, é buscar a igualdade de gêneros em uma sociedade que sempre diminuiu mulheres. Se o feminismo é a luta em prol de mulheres, que sentido faria lutar por elas se nos tempos livres xingamos a amiga da sala ao lado?

Sororidade é saber que somos todas mulheres e consequentemente entendemos, ou tentamos entender, as dificuldades que cada uma passa diariamente simplesmente por ser mulher.

+ O que muda em sua vida quando você entra na faculdade

Desde muito pequenas somos colocadas como rivais, nós competimos por homem, por aparência, por roupas, por popularidade e por aí vai… Quem nunca disse ou ouviu alguém dizer que amizade masculina é muito melhor, porque mulheres são falsas? A questão é que existem pessoas más, homens e mulheres, taxar todas as mulheres de falsas é uma errada generalização que nos afasta.

Sororidade me ensinou a não julgar previamente outras mulheres, coisa que eu fazia frequentemente. Nós já somos naturalmente colocadas dentro de rótulos e julgadas por qualquer tipo de atitude que fuja do esperado, porque fortalecer isso? Aprendi a valorizar muito mais as minhas amizades femininas, e percebi que nem todas as mulheres são falsas e nem todos os homens são tão sinceros assim.

Essa aliança entre mulheres começa nas nossas atitudes diárias, deixando de xingar uma menina, valorizando o trabalho de outra ou impedindo um beijo forçado na balada que você frequenta.

Vamos desconstruir a ideia de rivalidade feminina, inclusive com quem nem sonha em fazer parte do movimento, afinal, sororidade também é entender e ajudar a mana que ainda se diz anti-feminista.

_______________________________________________________________________________________________________

Vic Ferreira
Arquivo pessoal
Vic Ferreira

* Victoria Ferreira é do signo de Áries, fotógrafa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.