Vic Ferreira tem 18 anos e escreve ao iG Teen para falar sobre as descobertas e aventuras da vida na adolescência
Hoje nós vamos falar sobre menstruação . Não, você não leu errado. A ideia para esse texto veio de coisas bem distintas: saber a loucura que é a primeira menstruação e uma discussão em um grupo de amigos. Descobri que as pessoas podem ficar extremamente incomodadas quando o tema vem a tona.
Fico muito triste quando vejo meninas que não sabem absolutamente nada sobre o próprio corpo, e às vezes, pior ainda, possuem nojo de si mesma. Se você é mulher, você provavelmente foi criada para acreditar que se conhecer era desnecessário, que suas partes íntimas eram nojentas e que sua menstruação é uma das coisas mais asquerosas que existem. Estou aqui pra dizer que nada disso é verdade!
O que é a menstruação?
Resumidamente, nosso corpo se prepara para engravidar todos os meses e quando a fecundação não acontece, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende por causa do incentivo de alguns hormônios . Então, a menstruação é simplesmente sangue e fragmentos do tecido uterino.
Depois que eu comecei a usar o coletor menstrual, passei a ter um contato muito maior com o meu próprio sangue e foi aí que eu percebi: é só sangue . Igualzinho quando cortei meu braço em uma árvore com espinhos ou quando me machuco tirando minhas cutículas. Mesmo cheiro, mesma textura, mesma cor. A única coisa que muda é de onde ele saiu.
+ Conheça o coletor menstrual que permite sexo sem vazamento
É só sangue, nada mais
Sabia que o que deixa sua menstruação com um cheiro ruim
é exatamente o contato do sangue com o ar? Experimenta cortar o braço e deixar o sangue exposto ao ambiente. Depois de algumas horas ele vai estar cheio de bactérias e com um cheiro péssimo. A conclusão é que não tem nada de errado com sua vagina, é só a natureza agindo.
+ #HappytoBleed: indianas criam campanha para incentivar orgulho da menstruação
A gente precisa deixar de lado a ideia de que nosso corpo é algo errado e nojento. O ser humano tem a terrível de mania de tornar tabu tudo aquilo que desconhece, tudo aquilo que sai de sua zona de conforto, mas olha só: quanto mais a gente se conhece, mais a gente se admira e hoje eu acho o corpo feminino uma das coisas mais lindas e inteligentes que eu já vi.
_______________________________________________________________________________________________________
*Victoria Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen. Ela é do signo de Áries, fotografa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas.