Tamanho do texto

Sempre me perguntam quais são as principais diferenças entre a escola e a faculdade; para falar a verdade, quase tudo muda

Vic Ferreira
Arquivo pessoal
Vic Ferreira


Estou cursando meu primeiro semestre de jornalismo e finalizei o colegial ano passado. Por estar tão próxima das duas realidades, sempre me perguntam quais são as principais diferenças entre a escola e a faculdade. Para falar a verdade, quase tudo muda, principalmente a maneira como você se sente, mas listei as coisas mais perceptíveis:

A primeira coisa e a mais óbvia é que você vai estudar o que gosta . É, claro, que sempre tem matérias chatinhas, mas, na maior parte do tempo, você está estudando o que quer, porque gosta.

Então as aulas se tornam muito mais leves e a vontade de assisti-las muito maior. Admito que não precisar estudar exatas é um bônus sensacional pra mim (hahaha).

Você tem mais liberdade e consequentemente, mais responsabilidade. Quando a gente sai da escola é muito difícil abandonar a ideia de que precisamos perguntar ao professor antes de fazer qualquer coisa, por exemplo: no inicio ir ao banheiro sem falar com ninguém era muito estranho pra mim. Quer copiar a lousa? Copie. Não quer? Não copie. Quer fazer a lição? Faça.

Não quer? Não faça. Raramente alguém vai te cobrar de algo assim, afinal as suas escolhas afetam apenas a você.

Ninguém se importa com a sua roupa ou maquiagem e isso é maravilhoso… Claro que isso pode mudar um pouco de curso para curso, mas normalmente, ninguém vai te olhar como se você fosse um E.T por estar diferente, como acontece na escola. Lembro que na escola as meninas que usavam uma maquiagem mais marcante ou acessórios diferentes eram super julgadas e eu sempre achei isso muito chato. Na faculdade você vai com a maquiagem que quiser e a roupa que você quiser, afinal, ninguém se importa.

Você vai ter muito mais coisa pra fazer . Eu raramente tenho lição de casa e são poucos os professores que cobram provas, mas a quantidade de trabalhos que eu tenho é absurdamente maior que a da escola. Eles precisam te treinar para sua futura profissão, então, não faz muito sentido ficar apenas fazendo provas, por isso, os trabalhos costumam ser voltados para sua especialização (no meu caso, escrevo muitas matérias, artigos e reportagens).

O que muda na sua vida quando você entra na faculdade
Arquivo pessoal
O que muda na sua vida quando você entra na faculdade


Você é incentivado a aprender . Um dos maiores defeitos que enxergo no ensino é a falta de incentivo aos alunos. Na escola, nunca tive muita vontade de aprender coisas novas, ia às aulas por obrigação e só estudava em casa quando tinha prova. A questão é que colocam tanto na sua cabeça que você precisa estudar para passar no vestibular, que esquecem de te fazer gostar de aprender. Isso é muito diferente na faculdade, é claro que você ainda está fazendo aquilo pensando no futuro, mas o ensino te incentiva a aprender cada vez mais e você fica realmente empolgado nas aulas.

Quer conversar comigo sobre faculdade, pedir temas para as próximas colunas ou só bater um papo? Não esquece de me acompanhar nas redes sociais… Até a próxima!

_______________________________________________________________________

Vic Ferreira
Arquivo pessoal
Vic Ferreira

*Victoria Ferreira é do signo de Áries, fotógrafa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.