A atriz postou fotos com biquíni inusitado
Reprodução/Instagram - 18.03.2024
A atriz postou fotos com biquíni inusitado

A atriz Mariana Ximenes, de 43 anos, abriu o coração e comentou qual a sua relação com a maternidade. Ela lamentou a cobrança da sociedade sob as mulheres que não possuem filhos, mas afirmou que tem planos de engravidar um dia.

Segundo a artista, ela não teve filhos até o momento, pois não chegou o momento certo para que ocorra de forma tranquila como ela deseja. Ela também afirma que não encontrou o parceiro ideal para ter uma criança. 

"Congelei meus óvulos com 35 anos, porque sempre quis ser mãe, tenho uma vontade louca. Mas, tenho vontade de alcançar isso através de um pacto de amor, o que não foi possível até agora. Tenho 43 anos e ainda não aconteceu. Mas tive [acesso a] esse recurso de tecnologia que me deu muita tranquilidade. Então, estou deixando o tempo levar o tempo dele”, afirmou a estrela durante sua participação no 10° Power Trip Summit, evento promovido pela revista Marie Claire sobre questões femininas. 

Mariana continua: "O colágeno aos 20 é lindo, mas o autoconhecimento aos 40, 50, 60 anos, é muito valioso. Sempre tive a consciência de que preciso das minhas rugas, porque meu trabalho também é expressão, meu rosto, meu corpo. Sempre sofri cobranças dos outros, da sociedade e também de mim mesma – mas que bom que estou vivendo e envelhecendo diante dos olhos das pessoas. Quero continuar fazendo isso”.

A atriz garante que vai continuar trabalhando até quando tiver condições: "Olho para a Fernanda Montenegro e fico muito impactada, emocionada, com a trajetória dela aos 93 anos. Quero ser como ela: viver do meu ofício até quando conseguir”.

Congelamento dos óvulos

A embriologista Catherine Kuhn Jacobs, do laboratório de biotecnologia Vitrolife & Igenomix, tira algumas dúvidas acerta do congelamento dos óvulos. Segundo a médica, não há uma idade certa para a coleta, mas o mais recomendado é o congelamento antes dos 35 anos.

"Tanto os óvulos quanto os embriões podem ser armazenados por muitos anos, com alguns estudos sugerindo que sua viabilidade pode durar décadas", explica a médica.

O processo de vitrificação é considerado seguro e eficaz, com uma alta taxa de sucesso. Entretanto, ainda é um serviço que o valor pode variar muito conforme o tipo de estímulo ovariano que serão utilizados. 

A especialista explica como funciona o processo de coleta dos óvulos: "Ele é feito no primeiro dia de menstruação da mulher, no qual ela começa a usar um medicamento, a gonadotropina, que irá estimular o recrutamento dos óvulos. Depois de um período de, em média, dez a doze dias, os folículos no ovário já estão grandes, uma outra medicação é aplicada para induzir a maturação final dos óvulos que aí estarão prontos para a coleta. A partir desse momento, ocorre o procedimento, que é minimamente invasivo e é realizado sob sedação leve. O médico faz a aspiração dos folículos ovarianos por meio de uma agulha guiada por ultrassom. Os óvulos são levados ao laboratório, onde são avaliados, preparados e vitrificados para preservação futura. Esse procedimento é realizado em aproximadamente duas horas após a coleta."

O especialista em reprodução humana Dr. Rodrigo Rosa, explica: "A criopreservação é uma técnica de congelamento que pode ser feita em óvulos, tecido ovariano, espermatozoides e embriões. Na temperatura de -196ºC, essas estruturas mantêm seu metabolismo completamente inativado, mas preservando sua viabilidade. Muitos casais precisam preservar os gametas por se depararem com a impossibilidade imediata de maternidade ou paternidade, seja por escolha ou por circunstâncias adversas”.

Muitos motivos podem levar ao procedimento, como: histórico familiar de menopausa precoce, pessoas que gestam que estão se aproximando dos 35 anos, condições que podem afetar a fertilidade e diagnóstico de câncer, por exemplo.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!