O uso da chupeta e mamadeira afeta realmente os dentes das crianças?
FreePik
O uso da chupeta e mamadeira afeta realmente os dentes das crianças?

A fase de crescimento dos bebês e crianças é repleta de dúvidas e aprendizados, e uma das questões mais comuns entre os pais é se o uso da chupeta e mamadeira realmente afeta a dentição dos pequenos.

De acordo com Karen Christina Soares Tenório, professora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, o uso prolongado de chupeta e mamadeira pode acarretar problemas na dentição das crianças. “Isso ocorre devido à pressão exercida pelos bicos sobre os dentes e ao desenvolvimento da arcada dentária, podendo iniciar ou agravar maloclusões já existentes”.

A dentista aponta que não há uma idade específica para o uso da chupeta e mamadeira afetar no desenvolvimento dos dentes das crianças. “Não tem nada que comprove um período específico, mas quanto mais prolongado for o uso desses itens, maior é o risco de impacto negativo na dentição. Geralmente, recomenda-se limitar o uso até os 2-3 anos de idade”, explica.

Karen alerta que os problemas mais comuns causados pelo uso prolongado da chupeta e mamadeira incluem dentes tortos, mordida desalinhada, protrusão dos dentes anteriores superiores e inferiores, e possíveis alterações na formação óssea da face, bem como alterações na fala, mastigação e deglutição.

Especialistas em Odontopediatria recomendam limitar o uso da chupeta e mamadeira até os 2-3 anos de idade, incentivando o abandono gradual desses hábitos. "Essas são medidas preventivas que os pais podem adotar para mitigar os efeitos negativos no desenvolvimento dos dentes das crianças, limitar o tempo de uso da chupeta e mamadeira, incentivar hábitos de higiene bucal adequados desde cedo e, ao acalmar a criança, optar por alternativas como chocalhos ou brinquedos", orienta a professora de odontologia.

A especialista ressalta que o uso da chupeta e mamadeira não apenas afeta a dentição, mas também pode influenciar na saúde bucal geral das crianças, aumentando o risco de cáries, problemas de fala e respiração. "É importante os pais ficarem atentos a sinais como dentes desalinhados, dificuldade para mastigar, respiração pela boca, e consultarem um Odontopediatra caso identifiquem esses problemas", conclui a professora da Anhanguera.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!