_
Reprodução / Getty Images
_


Embora muitas pessoas conheçam a pneumonia pelo nome, poucos sabem do seu real impacto para toda a população. ¹ ²

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é a principal causa de óbito em crianças em todo o mundo³ . Em 2019, por exemplo, mais de 2,5 milhões de pessoas vieram a óbito , com 672 mil delas sendo crianças.¹

Neste contexto, é de máxima importância elevar a conscientização sobre a pneumonia, assim como os métodos de identificá-la e as principais formas de preveni-la. ¹⁻³ E é exatamente esse tipo de informação que vamos te mostrar no texto a seguir.

_
Reprodução / Getty Images
_


O que exatamente é a pneumonia?

Em termos simples, a pneumonia é uma forma de infecção respiratória aguda que afeta os pulmões.  Ela se desenvolve quando um agente infeccioso, como bactérias, vírus ou fungos, penetra nos espaços alveolares dos pulmões, causando inflamação³

Dessa forma, quando uma pessoa desenvolve pneumonia, os alvéolos ficam cheios de pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e limita a ingestão de oxigênio.³

_
Reprodução / Getty Images
_


O principal vilão

Entre os diversos agentes infecciosos capazes de causar a pneumonia, o mais conhecido é o Streptococcus pneumoniae, ou apenas pneumococo, uma bactéria que também pode causar otite média, bacteremia e meningite.⁴ O pneumococo também é a causa mais comum de pneumonia bacteriana em crianças.³

_
Reprodução / Getty Images
_


Sintomas da Pneumonia

Os sintomas da pneumonia podem variar e muitas vezes são confundidos com os de outras doenças infecciosas menos preocupantes, mas é fundamental estar sempre atento a sinais como: ³ ⁵

1. Febre alta;
2. Tosse persistente, muitas vezes com muco espesso;
3. Falta de ar;
4. Dor no peito;
5. Mal-estar;
6. Perda de apetite;
7. Calafrios;
8. Alterações da pressão arterial.

Nos casos dos pequenos, é fundamental que os pais estejam sempre atentos ao aparecimento de um ou mais destes sinais e, ao menor indício de pneumonia, busquem ajuda médica imediatamente. ³ ⁵ ⁶

Formas de Transmissão

_
Reprodução / Getty Images
_


Como já dissemos anteriormente, a pneumonia é uma doença comum em todo o mundo e pode ser transmitida por diversos agentes infecciosos.³ Mas, indo além disso, como essa transmissão pode acontecer?  

A pneumonia pode ser transmitida de várias maneiras. Os vírus e bactérias comumente encontrados no nariz ou na garganta de uma criança podem infectar os pulmões se forem inalados. Eles também podem se espalhar por meio de gotículas transportadas pelo ar provenientes da tosse ou espirro.³

Prevenção é a Chave

_
Reprodução / Getty Images
_


A boa notícia é que muitos casos de pneumonia podem ser prevenidos ou tratados. E aqui estão algumas medidas essenciais para se proteger:

1. Vacinação : é a principal forma de prevenção da doença. ³ ⁴ 
A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) está disponível gratuitamente no SUS para crianças a partir dos 2 meses de idade, num esquema de duas doses mais uma dose de reforço. Além disso, as vacinas pneumocócicas conjugadas também estão disponíveis nas clínicas privadas. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orientam um esquema de duas ou três doses, dependendo da vacina utilizada (VPC10, VPC13 ou VPC15), com início aos 2 meses e reforço entre 12 e 15 meses de idade. Para grupos especiais, o Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas PCV13 e pneumo 23 nos CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais). Além disso, outras vacinas pneumocócicas conjugadas também estão disponíveis nas clínicas privadas. ⁷ ⁸ ¹⁰ ¹¹

Contudo, é importante lembrar que outras doenças infecciosas, como gripe, covid-19, coqueluche, sarampo e catapora são causadas por agentes infecciosos que também podem causar pneumonia e podem ser prevenidas pela vacinação. As vacinas para estas doenças estão disponíveis gratuitamente no SUS e na rede privada.² ⁷

2. Higiene : Lave as mãos regularmente e ensine as crianças a fazerem o mesmo. Isso reduzirá o risco de contrair infecções respiratórias.³ ⁹

3. Evitar exposição ao tabagismo : Fumar, mesmo que passivamente, aumenta o risco de agravamento da pneumonia.³

4. Promova um ambiente saudável : Mantenha os ambientes onde as crianças vivem e brincam limpos e bem ventilados.⁹

Na luta pelo combate à Pneumonia é importante lembrarmos que a informação, a conscientização e a prevenção são cruciais para proteger nossas crianças.

A pneumonia não pode ser subestimada, mas com o conhecimento e ações apropriadas, podemos lutar contra essa ameaça à saúde infantil e garantir um futuro mais saudável para todos.

Quer saber mais sobre o calendário de vacinações e como se proteger? Visite  esse portal criado pela GSK e saiba mais!

Acesse agora a Casa da Vacina GSK

Material dirigido ao público geral. Por favor, consulte o seu médico.

NP-BR-PDU-JRNA-240001–  Fevereiro/2024


Bibliografia

1. BRASIL. Ministério da Saúde - Biblioteca Virtual em Saúde - “12/11 – Dia Mundial da Pneumonia”. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/12-11-dia-mundial-da-pneumonia-2/ >. Acesso em: 23 out. 2023.

2. GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE. World Day Pneumonia. Disponível em: < https://goldcopd.org/world-pneumonia-day/ >. Acesso em: 23 out. 2023.

3. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Pneumonia in Children. Disponível em: < https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/pneumonia >. Acesso em: 23 out. 2023.

4. FIOCRUZ - “Doença pneumocócica: sintomas, transmissão e prevenção”. Disponível em: < https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/doenca-pneumococica-sintomas-transmissao-e-prevencao >. Acesso em: 23 out. 2023.

5. BRASIL. Ministério da Saúde - Biblioteca Virtual em Saúde - “Pneumonia”
Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/pneumonia-5/ >. Acesso em: 23 out. 2023.

6. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Dia Mundial da Pneumonia é lembrado em 12 de novembro. Disponível em: < https://sbpt.org.br/portal/t/dia-mundial-da-pneumonia/ >. Acesso em: 23 out. 2023.

7. BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário de Vacinação da Criança. Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/anexo-calendario-de-vacinacao-da-crianca_atualizado_-final-20-09-2022.pdf >. Acesso em: 19 set. 2023.

8. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação do nascimento a terceira idade: recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) - 2023/2024 (atualizado 21/08/2023). Disponível em: < https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-0-100-2023-2024.pdf >. Acesso em: 13 set. 2023.

9. BRASIL. Ministério da Saúde. PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS RESPIRATÓRIAS. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/prevencao_doencas_infecciosas_respiratorias.pdf >. Acesso em: 30 ago. 2023.

10. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Calendário de vacinação da SBP 2023. Disponível em: < https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24158g-DC_Calendario_Vacinacao_-_Atualizacao_2023.pdf >. Acesso em: 13 set. 2023.

11. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual dos centros de referência para imunobiológicos especiais. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_centros_imunobiologicos_especiais_5ed.pdf .  Acesso em: 05 de outubro de 2023. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!