7 dicas para tranquilizar os pequenos em viagens longas
FreePik
7 dicas para tranquilizar os pequenos em viagens longas

Período de férias chegando e viajar com crianças pode ser uma experiência maravilhosa. Mas para quem não tem experiência no assunto, requer um planejamento para garantir uma jornada tranquila e divertida,  especialmente em deslocamentos mais longos, nos quais as crianças tendem a ficar entediadas.

Nesse sentido, as psicólogas Nathalia Heringer e Ariadny Abbud, especialistas em saúde mental infantil e adolescente,  compartilham 7 dicas para ajudar as famílias passarem por este momento, com tranquilidade. 


1. Dê previsibilidade . Explique para a criança como será a viagem, torne o tempo palpável para ela entender, como desenhar um relógio. Explique também o que ela poderá fazer nesse período e o que não poderá (por exemplo: ficará sentada, sem tirar o cinto de segurança)

2. Faça um kit viagem . Separe brinquedos, jogos, papel, lápis e massinha por exemplo para ela ter o que fazer no período da viagem. Mas não entregue tudo ao mesmo tempo. Vá oferecendo os itens aos poucos para que ela tenha sempre algo novo para brincar após explorar um item.

3. Faça pausas programadas regulares a cada duas horas e busque se movimentar, caminhar um pouco, pois o longo tempo sentado no carro ou avião acaba sendo estressante. 

4. Brincadeiras que envolvam memória e competição são bem-vindas. Sorteie uma letra do alfabeto e falem palavras que comecem com ela, não vale repetir. Troquem a letra quando alguém falar uma palavra repetida. Essa brincadeira é risada garantida e ocupa um tempo da criança.

5. Se estiver na estrada , peça para a criança anotar quantas vezes ela vê um carro vermelho, por exemplo. Ao final da viagem os pais tentam adivinhar a quantidade de vezes que ela anotou.

6. Leve lanches saudáveis para o caminho e bastante água. Evite comidas pesadas ou pacotes que façam muita sujeira. 

7. Tablets com os desenhos preferidos , ou videogames portáteis costumam entreter a criança por um período longo, e podem ser uma das opções para viagens longas de avião. No carro não é recomendado. Além da tontura e dor de cabeça, faz com que a criança fique com o pescoço baixo.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!