Nesta sexta-feira (21), Viih Tube abriu o coração com os seguidores ao compartilhar nas redes sociais o seu relato de parto. A influenciadora é mamãe de primeira viagem de Lua, fruto do relacionamento com o ex-BBB Eliezer. A bebê veio ao mundo no domingo de Páscoa, dia 9. Em depoimento emocionante, Viih diz que queria muito ter vivido a experiência do parto normal, mas os planos acabaram mudando de rota.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
"Eu acho que toda mulher, quando tá grávida, idealiza seu parto. Não diria nem o parto perfeito, mas pelo menos tem um plano de parto. O parto que ela se sente mais segura, o parto que gostaria mais. É completamente normal. E é saudável. É saudável você sonhar com seu parto, imaginar o momento, se preparar mentalmente para esse dia. Mas o meu conselho é: não idealizem 100% que precisa ser daquele jeito, não fechem a mente de que só vai ser bom se for assim. Porque, psicologicamente, isso pode te fazer mal. A sua rota pode mudar sem que você tenha controle, que foi o que aconteceu comigo", começou ela.
"A minha rota favorita era o parto normal", confessou Viih. "Queria muito ter parto normal por diversos motivos, primeiro pelo pós, porque não tem dor, é bem mais tranquilo, e eu sou uma pessoa muito ansiosa, sabia que no pós da cesárea, eu ia querer me mexer, levantar, agachar, pegar peso. Segundo, porque eu queria viver a experiência do parto normal, me dar o direito de tentar viver isso. Mas a minha rota mudou", continuou.
"Lá pelas vinte semanas de gravidez, a Lua tava viradinha, com a cabeça para baixo, que é a melhor posição para o parto normal. Mas com vinte e cinco semanas, ela desvirou, ficou sentada. Os médicos diziam: 'Calma, tem muito tempo ainda pra ela virar'. E realmente, mas lá pelas trinta semanas, ela ainda não tinha virado", seguiu. Por isso, Viih Tube admitiu que passou por alguns protocolos para não correr o risco de não ter o parto como queria. Fez acupuntura, exercícios com fisioterapeuta, pilates e até superstição, conta.
"Existiam outras técnicas, né, como a versão cefálica, o parto pélvico ou a cesárea. Desses três, caso eu não pudesse ter o parto normal, eu ainda me sentia mais segura com a cesárea", admitiu Viih. Ela revelou ter sentido contrações com Lua ainda sentada. "Liguei para o meu médico, e ele falou: 'Viih, você queria que a sua bebê desse um sinal de que ela tá vindo ao mundo, de que é o momento dela, e ela tá dando'. Eu consegui esperar pelo menos ela dar um sinal, que era uma coisa que eu queria muito".
Mas não faltaram julgamentos, segundo a influenciadora. "As pessoas perguntavam: 'E aí, quer tentar parto normal?' e eu falava: 'Quero, mas ela tá sentada'. E as pessoas tinham uma reação que parecia até que eu tava mentindo. Se eu quisesse cesárea desde o início, não teria problema nenhum. Não vou ser menos mãe por conta da via de parto que escolhi. Mas muita gente julga até hoje", desabafou.
O parto
Na sequência, Viih Tube contou que começou a ter contrações daquelas bem iniciais, não ritmadas: "Não eram de expulsão". A bolsa não chegou a estourar. "Liguei para o médico, ele falou que podia internar e que no outro dia ela iria nascer. Era um domingo de Páscoa, que foi o que me confortou também. Minha mãe nasceu num domingo de Páscoa, Páscoa tem um significado lindo. Deu tempo de a família chegar, por eu ter conseguido avisar num dia antes, para assistir o parto, que é uma coisa que a cesárea tem".
Durante a cesárea, foi tudo tranquilo, de acordo com ela. "Tive um pouco de medo, já fiz lipo, já coloquei silicone, mas é diferente você estar acordada numa cirurgia e vendo as suas pernas não mexerem. Mas no final, foi a última coisa que eu prestei atenção. Na hora que o médico fala "Vai nascer a qualquer momento", você trava, parece que é um sonho. É um momento muito estranho e muito louco. E aí, ela sai e você vê ela vindo e chorando pra você, e você olhando pro rostinho dela, tentando reconhecer, ter esse contato. Você esquece de tudo, só quer estar ali com ela", seguiu.
"Foi a coisa mais linda. O Eli começou a falar com ela e ela foi parando de chorar, só queria ficar no meu peito. Aquilo foi me deixando tão apaixonada que até esqueci que meu parto não foi normal", contou ainda. Por fim, Viih Tube disse ter gravado o relato para que mamães não se cobrem tanto caso o parto não seja exatamente como elas idealizaram. "Se você escolheu cesárea, não se sinta menos mãe por isso. Se concentre em você, na sua família, no seu bebê", finalizou.