carol delboni
Divulgação

A obra traz ainda um capítulo dedicado aos efeitos da pandemia sobre o comportamento dos jovens

Falar sobre a adolescência nunca foi um tema fácil. Passam-se gerações e a fase continua a ser desafiadora tanto para pais quanto para educadores. Num contexto social pós-pandemia alguns temas ganharam ainda mais força como as questões de saúde mental.

Para entender e compreender os desafios desta geração de adolescentes é preciso olhar para as questões do mundo hoje e essa é a proposta que faz a pedagoga e educadora Carolina Delboni no livro Desafios da adolescência na contemporaneidade – Uma conversa com pais e educadores (152 p., R$ 58,40). 

Em celebração ao lançamento, a Summus Editorial promove sessão de autógrafos na Livraria da Vila – Unidade Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, nº 915 – Vila Madalena - SP), nesta quinta-feira, 16/03, às 18h30.

Com base em estudos vividos dentro de escolas e pesquisas, a autora trata, com novo dinamismo, da flexibilização necessária para conduzir a tarefa de ser adolescente em pleno século 21. O prefácio é de Rosely Sayão.

A transição da adolescência é (quase) sempre pragmática. O que se pode concluir também é que, nos dias atuais, e com tantos recursos para compreender os comportamentos, essa fase pode ser menos traumática.

“Reuni os temas mais comuns da atualidade para, numa abordagem sem preconceitos e com linguagem fácil, acolher as dificuldades e dores de pais e educadores, pois acredito que atualmente temos informações para resolver as questões com mais tranquilidade”, afirma Carolina Delboni.

Por sua experiência pedagógica, ela acredita que é possível capacitar melhor os pais e educadores para partirem de pontos mais consistentes ao dialogar com filhos ou alunos, e propõe que conceitos e posturas sejam repensados para acompanhar essa fase permeada de tabus.

Tendo atuado como colunista do jornal O Estado de São Paulo, Carolina Delboni passou os últimos dez anos observando e estudando a adolescência. A obra está dividida em quatro partes. Na primeira, a autora convida o leitor a se desfazer dos clichês ligados a essa faixa etária e a estabelecer com ela um diálogo possível.

Em seguida, analisa a interface entre adolescência e educação, tanto a que acontece dentro de casa quanto a escolar, discutindo temas como gênero, sexualidade, violência e os transtornos mentais que, cada vez mais, atingem nossos jovens. A terceira parte do livro enfoca as relações sociais dos adolescentes e abarca assuntos como cyberbullying, masculinidade tóxica e gravidez precoce. Na parte 4, Carolina debate as sequelas que a covid-19 deixou nessa geração. Obra fundamental para pais, educadores, psicólogos, médicos e todos aqueles que convivem com adolescentes.

“O livro [...] discute diversos desafios da adolescência na contemporaneidade. Privacidade, uso indevido de redes sociais, pressão por desempenho, depressão, bullying, educação sexual e abandono digital são só alguns deles. Especialista no assunto, Carolina Delboni quebra tabus e, muitas vezes, nos arranca da zona de conforto. A autora também nos desafia a revisitar nossa adolescência e nossas ideias sobre essa fase. Aceite o convite, mesmo que não pense como ela!” - Do prefácio de Rosely Sayão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!