Janeiro é o mês das férias escolares, o que pode ser um desafio para os pais e responsáveis. Um dos motivos é que, muitas vezes, fica difícil conciliar os calendários e, por exemplo, agendar uma viagem. Ou seja, é preciso pensar no que fazer para que as crianças não fiquem entediadas e consigam gastar a energia necessária. A influenciadora Laís Brito, mãe de dois filhos, já passou por isso e diz que entende que muitas vezes é, realmente, desafiador.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
“Eles se comportam como crianças de férias, né? Querem explorar, experimentar, brincar, ocupar seu tempo. Então eles tem se comportado exatamente assim. Muitas vezes é desafiador para nós, pais, porque estávamos acostumados com outra rotina, com as crianças indo pra escola, se ocupando lá, enquanto nós tínhamos outras ocupações e afazeres, então lidar com eles dentro de casa o tempo inteiro enquanto continuamos com as nossas demandas tem sido desafiador. No entanto, eles têm se comportado como crianças normais”, fala a influenciadora.
A criança muitas vezes acaba ficando ociosa e chega ao tédio, que inclusive é muito importante para ela desenvolver a capacidade criativa e fazer várias novas coisas. A teoria é simples mas na prática é bem diferente, porque o tédio incomoda a criança, ela chora, quer atenção. Laís conta que tenta entender que esse é o período de férias e que é normal os filhos quererem fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
“Eu programo coisas mais soltas, faço uma listinha de atividades simples, como um banho de piscina, banho de mangueira, distribuo entre dias e horários. Ter alguma previsibilidade na ausência de rotina comum das férias facilita muito a convivência”, completa.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
E quanto ao que ela vem fazendo para lidar com esse período sem deixar de trabalhar, a influenciadora dá as dicas: “O principal é entender que eles estão de férias. Eles precisam gastar energia, ocupar o tempo e viver experiências. Sendo assim, a nossa rotina não vai ser igual quando eles estão na escola e não vamos dar conta de tudo que dávamos antes. Entendendo isso, já é tirada uma carga enorme de cima de você. Assim são as escolhas, você abre mão de algumas coisas e colhe outras”.