O início da adolescência traz muitas dúvidas e mudanças
shutterstock
O início da adolescência traz muitas dúvidas e mudanças

A puberdade é um período de muitas transformações. Ao alcançar a maturidade reprodutiva, o corpo feminino passa por diversas mudanças físicas e emocionais, como o crescimento dos seios, o aparecimento de espinhas e o surgimento de pelos pubianos. No entanto, a mudança mais drástica para as meninas é, sem dúvidas, a primeira menstruação.

A menarca, nome médico para a primeira menstruação de uma mulher, representa o início da fase reprodutiva feminina. Segundo a ginecologista Carolina Curci, é comum que a menarca ocorra entre os 8 e 12 anos, mas existem meninas que chegam a menstruar aos 14 e 15 anos de idade.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

De acordo com a especialista, existem diversos fatores que determinam a chegada da menstruação. “A menarca depende de condições como a genética, a condição de saúde, a nutrição, a obesidade, fatores ambientais e fatores hormonais”.

Antes da primeira menstruação, existem alguns sinais que apontam o início da maturidade sexual que podem ser observados pelas mães. O primeiro sinal físico costuma ser o desenvolvimento das mamas, conhecido também como telarca. Depois, o estirão do crescimento e o nascimento dos pelos pubianos atestam a futura chegada da menarca.

Foto: Annika Gordon/Unsplash
"É preciso sentar conversar com essa criança e explicar que a menstruação é um processo", afirma ginecologista

Carolina afirma que a menstruação chega, geralmente, dois anos depois do início do crescimento dos seios. “O desenvolvimento das mamas é um sinal para essa família de que a menstruação está chegando. Se as mamas nasceram com 10 anos, com 12 anos as meninas já podem estar atentas”. 

Siga também o perfil geral do Portal iG.

Tantas mudanças podem ser traumáticas para a mente de pré-adolescentes no início da puberdade.  “Essas alterações são intensas e acarretam reações emocionais. Elas não estavam acostumadas a ter mama, de repente elas têm, e de repente começam a crescer na estatura e a sangrar com a menstruação. É uma fase complexa e é muito importante ter acolhimento”, afirma. 

Por mais que a noção de menstruação seja senso comum, a profissional afirma que muitas famílias ainda sentem dificuldade na hora de acolherem suas filhas. “Parece bobagem, mas ainda no século 21 há casos de famílias desesperadas por essa mudança, que é natural e já sabida pelas famílias de meninas. Mas, quando acontece, vem a dúvida, o que fazer, o que falar e como explicar”.

Como conversar?

Para que o início da puberdade seja saudável, é essencial conversar sobre as mudanças corporais com os filhos. Para muitos pais, tratar de assuntos delicados como a menstruação pode ser complicado, mas esse tema deve ser encarado com naturalidade pela família.


“É muito importante [que os pais] entendam que a filha está passando por uma transformação muito grande no corpo dela. Ela está saindo daquela condição infantil de criança para condição de adolescente. Além das mudanças hormonais do próprio corpo, ela também começa a ganhar uma certa independência emocional”, explica a psicoterapeuta Beatriz Breves.

Foto: Reprodução: Alto Astral
"Essa criança até então está na infância e não está reconhecendo o seu corpo. A compreensão é fundamental", detalha psicóloga

“Nada melhor do que a mãe, que é uma mulher que já passou por isso, para estar ao lado da filha e poder acolher as angústias, conversar e saber como ela está se sentindo”, detalha.

O primeiro passo é não aguardar a primeira menstruação para conversar com os filhos sobre isso. Explicar desde cedo que as mulheres passam por um período menstrual pode facilitar o entendimento das crianças. “É importante que a mãe entenda que ela deve começar esse diálogo com a filha desde sempre, que desde pequenininha ela dê abertura para aquela que, quando chegar a fase da menarca, seja muito mais simples”, afirma Beatriz.

Não é necessário contar tudo de uma vez nem pular etapas. “Converse dentro dos limites naturalmente que aquela idade está solicitando que não se antecipe certas questões, para não adiantar cada etapa da vida do desenvolvimento da criança”, diz.

É importante esclarecer  que a menstruação geralmente ocorre todos os meses e que isso significa que existem produtos de higiene íntima que irão acompanhá-la até o início da menopausa. Apresentar e demonstrar como se usa absorventes externos, internos, coletores e calcinhas absorventes pode facilitar esse processo.

O sexo também deve ser parte dessa conversa, como atesta a Organização das Nações Unidas (ONU). Como a menarca traz maturidade reprodutiva, é relevante orientar meninas sobre os riscos da gravidez e das infecções sexualmente transmissíveis.

Conversa e compreensão ajudam filhas a entenderem melhor sobre puberdade
Foto: Reprodução/Unsplash
Conversa e compreensão ajudam filhas a entenderem melhor sobre puberdade

A médica Carolina Curci ressalta que a família tem de estar sempre em alerta ao desenvolvimento infantil, assim conseguirá perceber quando a menarca estiver próxima. “É muito importante a família ter cumplicidade com a menina, assim tudo ficará mais fácil para ser explicado, e acolher nesse momento importante, que terá repetições por muitos e muitos anos. Abraços, chocolates e muito carinho vão ajudar nesses momentos”, finaliza.

“Particularmente acho necessário que [no início da puberdade] já seja feita a marcação de uma consulta com ginecologista para que sejam quebrados todos os tabus, e que ela seja preparada para quando acontecer, e isso não quer dizer que vai ser no próximo mês ou a ano, cada caso é um caso”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!