Brincar é tão gostoso e também uma experiência pedagógica que deve ser valorizada na infância. No entanto, é possível incrementar essa experiência com brinquedos projetados para desenvolver os pequeninos. 

Leia também: Volta às aulas exige planejamento familiar e pesquisa na web pode ser trunfo

organização
shutterstock
organização

Da capacidade de raciocínio ao cognitivo, passando pela matemática e pela memorização do alfabeto, há diversos brinquedos que ajudam no desenvolvimento intelectual da criança. O iG Delas listou dez boas escolhas. Confira!

Crianças até dois anos

Bebê também brinca e para crianças entre 6 e 36 meses uma boa pedida são os potinhos para empilhar e rolar da Mattel . O brinquedo ajuda a promover habilidades motoras, introduz cores, números e contagem e tamanho e forma relativos. Para a mesma faixa-etária, outra boa sugestão é o Encaixa Borboleta . O objetivo também é desenvolver habilidades motoras e as peças de encaixe permitem um engajamento maior por parte da criança.

Acima de 3 anos

Brincando de engenheiro
Reprodução/Amazon

Brincando de Engenheiro é boa opção para crianças acima dos 3 anos

Se a ideia é desenvolver o pensamento lógico, uma boa pedida é o  Brincando de Engenheiro da Xalingo. O brinquedo é indicado para crianças a partir dos 3 anos e favorece até mesmo atividades em grupo. O jogo é composto por 200 peças em vários formatos confeccionadas em madeira reflorestada e tinta atóxica.

Para aprimorar as habilidades sociais do pequeno, uma alternativa é o Quem Está Aí? da Toyster. Também recomendável para crianças a partir dos 3 anos, o jogo consiste em reconhecer os filhotes dos animais.

Você viu?

Se a ideia é começar a inserir o conceito de alfabeto na rotina da criança, o  Brinquedo Pedagógico Madeira Letras do A ao Z é a melhor opção. Tem grande potencial associativo de imagens a letras e é indicado para os pequenos a partir dos 4 anos de idade.

Já os pais que planejam prover a seus filhos uma formação bilíngue podem considerar o  Jogo de Memória Aprendendo Inglês para os pimpolhos que completarem 4 anos. Além de estimular habilidades motora e social, o jogo estimula o raciocínio lógico e a linguagem.

Aprendendo a ler e escrever

Kit solar
Reprodução/Amazon

Kit Planetário Sistema Solar - 3D Comex é boa pedida para crianças acima de 8 anos

Crianças acima de 6 anos estão vivendo o auge da curiosidade, o que representa uma boa oportunidade para introduzir brinquedos que auxiliem ou preparem para a jornada escolar que se avizinha.

Vira Letras da Estrela é um divertido jogo para turma que consiste em quem conseguir formar palavras com mais letras ganha. A proposta do jogo, claro, pode ser adaptada e ele é muito usado por psicólogos e professores.

Outra forma refinada de aprender se divertindo é jogando o Alfabeto Silábico da Carlu Brinquedos . São 150 peças, incluindo sílabas e letras, e a ideia é desenvolver capacidades cognitivas e linguísticas. 

Ciência e Matemática

Kit Planetário Sistema Solar - 3D Comex  é uma boa alternativa para introduzir o conceito de ciência para os pequenos. O produto é indicado para crianças maiores de 8 anos. O 3D é um charme à parte e bastante funcional para crianças inquietas. O modelo brilha de maneira diferente de acordo com a luz ao qual é exposto.

A ideia de contar e trabalhar com números pode ser bastante desenvolvida com o Material Dourado Individual  da Carlu Brinquedos que traz 62 cubinhos e representa uma boa oportunidade de brincar com seu filho pedindo para ele separar quatro cubinhos pro papai, três pra mamãe, cinco pro vovô e assim por diante. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!