Seja por fatores biológicos ou psicológicos, não são raros parceiros que enfrentam dificuldade para engravidar. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de casais em idade fértil que estão na luta para engravidar reflete 15% da população do mundo. Para driblar o problema, a ajuda médica é fundamental e, além dos tratamentos tradicionais, uma técnica de massagem passou a ser opção por trazer benefícios à saúde da mulher.

Leia também: Não consigo engravidar. Será que é hora de procurar ajuda médica?

Técnica de massagem aliada ao tratamento de fertilização in vitro pode ajudar casais com dificuldade para engravidar
shutterstock
Técnica de massagem aliada ao tratamento de fertilização in vitro pode ajudar casais com dificuldade para engravidar

Segundo José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luís, pesquisas apontam que técnicas de massagem são aliadas ao tratamento de fertilidade . “Os benefícios da massagem voltada para mulheres que estão grávidas são reconhecidos, mas poucos sabem quanto essa terapia é importante para aquelas que desejam engravidar ou para as que estão vivenciando um tratamento de fertilidade”, comenta.

O especialista explica que a massagem contribui para amenizar possíveis causas da infertilidade feminina . A Síndrome do Ovário Policístico (SOP), por exemplo, é um dos fatores que dificultam a gravidez e acontece quando há um desequilíbrio hormonal causado pelo aumento da insulina no corpo da mulher, interferindo no processo de ovulação.

“Estudos comprovam que a massagem diminui os níveis de glicose e de insulina na circulação da mulher, ajudando, então, na restauração do equilíbrio dos hormônios femininos e, dessa forma, contribuindo para a ovulação”, pontua José Bento. O ginecologista reforça que a massagem é uma ajuda e que o acompanhamento de um especialista é importante.

Outro ponto que o profissional levanta é que o estresse também está relacionado com a dificuldade para engravidar . “Nesse caso, a massagem tem forte atuação, já que produz relaxamento e, portanto, diminui o cortisol. Ela ainda tem o poder de fortalecer o sistema imunológico”, ressalta o médico.

José Bento ainda fala que identificou que a massagem aumenta os níveis de oxitocina, principal hormônio responsável pelo parto, além de beneficiar a mulher que está se preparando para a fertilização in vitro.

Leia também: Fatores psicológicos interferem na fertilidade

Você viu?

Técnica de massagem Babymoon

Diante de tantos benefícios, o médico queria pensar em uma massagem específica para ajudar os casais que lutam para engravidar, principalmente aqueles que estão no processo de fertilização.

Para isso, buscou a massoterapeuta Renata França para desenvolver a técnica de massagem batizada de Babymoon , que consiste em manobras de drenagem linfática e relaxamento profundo. A profissional explica que são 97 movimentos que contemplam todo o corpo da mulher – pés, pernas, braços, costas e abdômen.

profissional fazendo massagem
Divulgação

Renata França criou a massagem Babymoon

O médico afirma que todos esses movimentos são aliados do processo de fertilização, contribuindo para um resultado bem-sucedido. De acordo com os registros da clínica de José Bento, as taxa de casais que conseguem engravidar é de 50% na primeira tentativa de fertilização in vitro. Com a Babymoon, a expectativa é aumentar ainda mais o percentual.

Leia também: Entenda por que a infertilidade pode aparecer depois da primeira gestação

Cuidados

Os profissionais explicam que o ideal é que a mulher faça a massagem de duas a três vezes por semana como um tratamento complementar ao de fertilização. Sessões diárias da massagem não vão potencializar o tratamento de fertilidade. Portanto, não é preciso mais do que o indicado.

Já as mulheres que iniciaram o processo de fertilização in vitro, com a transferência do embrião para o útero, devem esperar 48 horas para receber a massagem. Nesses casos, é recomendado que o abdômen não receba nenhuma manobra. Além disso, a frequência não deve ultrapassar duas vezes por semana.

A técnica de massagem Babymoon não é recomendada para mulheres com febre e processos infecciosos ou inflamatórios. No caso de trombose, mas sem realização de tratamento, também não é indicada. Em casos de outras doenças, a massagem só pode ser realizada com autorização médica.

Por isso, é fundamental que a mulher busque orientação do ginecologista antes de adotar qualquer procedimento. Assim, conseguem juntos encontrar o melhor caminho para driblar a dificuldade para engravidar . E, no caso da massagem, garantir o diálogo entre médico e massoterapeuta.

    Leia tudo sobre: gravidez

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!