A entrega de boletim escolar pode ser um momento estressante para pais e crianças, ainda mais quando as notas não são consideradas "boas" o suficiente. Entretanto, um colégio de Florianópolis, em Santa Catarina, tomou uma iniciativa para mudar a perspectiva de que todos os  estudantes precisam tirar 10 em todas as matérias para serem considerados talentosos e inteligentes.

bilhete positivo sobre como os alunos são talentosos apesar das notas
Reprodução/Facebook/Colégio Antônio Peixoto

O recado foi entregue aos pais junto ao boletim escolar dos estudantes de ensino médio


O bilhete foi entregue pelo professor junto ao boletim escolar dos alunos de ensino médio do Colégio Antônio Peixoto. No texto, o profissional frisa a importância de não focar apenas nos resultados dos estudantes, mas que cada criança tem suas próprias habilidades. 

"Lembrem-se que entre os estudantes dessa sala há um artista que não precisa entender bem de matemática. Há um empreendedor que não se importa nem um pouco com história ou literatura. Há um músico cujas notas de matemática não importam. Há um atleta, cuja condição corporal é mais importante que a matéria de Estudos do Meio", diz a nota. 

O conselho para os pais é que os filhos não precisam ser julgados por não tirarem as melhores notas em certas matérias e, muito menos, por escolherem as próprias carreiras. "Não tirem deles a confiança e dignidade (...) Uma prova ou nota baixa não tirará deles o talento. E, por favor, não pensem que os doutores ou engenheiros são as únicas pessoas felizes no mundo." 

Você viu?

Leia também: Homem viraliza após lição em filho: "Tem pai que prefere culpar os professores"

Bilhete viralizou nas redes sociais e dividiu opiniões

A foto do recado foi publicada no Facebook do colégio e viralizou, ganhando mais de 2,5 mil curtidas e 10 mil compartilhamentos. Muitos internautas parabenizaram a instituição pela iniciativa: “Que texto maravilhoso! Parabéns aos envolvidos. Como profissional da educação, irei compartilhar e aderir para futuras avaliações.”, escreveu um. 

"Perfeito. Entre vários fatores para formar cidadãos de bem estão apoiar as escolhas dos filhos e não transformá-los em algo que eles não desejam. Parabéns ao Colégio", afirmou outra. "Perfeito. O respeito à condição de cada um em aprender no seu tempo é especialmente fundamental!", comentou uma terceira. 

Porém, nem todos concordaram completamente com o bilhete do  boletim escolar  . "Não concordo. Se estão ali é para estudar e aprender", disse uma mãe. "O ensino fundamental é a base para todo e qualquer construção do conhecimento. Não podemos formar crianças limitadas às próprias vontades", escreveu outro. E você, o que acha?


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!