Tamanho do texto

Helena e Miguel lideram o ranking elaborado pela plataforma BabyCenter

Um ranking elaborado pela plataforma digital BabyCenter apontou quais nomes de bebês mais fizeram sucesso em 2018. De acordo com a lista, Helena e Miguel foram os nomes mais escolhidos pelas famílias brasileiras. A novidade do ranking está no fato de Helena ter tomado o lugar de Alice, nome preferido para bebês do sexo feminino desde 2015.

Leia também: Como escolher o nome do seu filho?

O ranking foi feito a partir de 501 mil nomes de bebês nascidos ao longo de 2018 e cadastrados na plataforma, que é composta pelo site e por um aplicativo.

Nomes de bebês: meninas

Ranking aponta que Helena, Alice, Laura, Manuela e Valentina são os nomes de bebês mais escolhidos para meninas
shutterstock
Ranking aponta que Helena, Alice, Laura, Manuela e Valentina são os nomes de bebês mais escolhidos para meninas

Os cinco  nomes de menina mais usados foram Helena, Alice, Laura, Manuela e Valentina. O sucesso do nome Helena pode ser explicado pela onda de histórias de realeza, mitologia e contos de fada que seguem em alta no país.  

"O nome Helena teve seu pico de popularidade na década de 1950, segundo dados do IBGE. A retomada é, em parte como homenagens a avós e bisavós dos bebês, e em parte influenciada por personagens como as tantas Helenas das novelas de Manoel Carlos, pela professora Helena de 'Carrossel' e até pela princesinha da Disney Elena de Avalor, entre outras influências", afirma Fernanda Ravagnani, editora do BabyCenter Brasil.

Seguindo a mesma onda, alguns “nomes-primos” de Helena, como Heloísa (8º lugar), Eloá (15º lugar) e Maria Helena (47º lugar) ficaram em alta, ocupando posições entre os 50 nomes de meninas de maior sucesso no ano. 

Outros nomes para meninas que ganharam destaque foram: Cecília, Antonella, Clara, Ana Laura, Maria Vitória, Pérola e Aurora.

Nomes de bebês: meninos

Miguel, Arthur, Heitor, Bernardo e Davi são os nomes de bebês para meninos que mais fizeram sucesso em 2018
shutterstock
Miguel, Arthur, Heitor, Bernardo e Davi são os nomes de bebês para meninos que mais fizeram sucesso em 2018

Os cinco  nomes de menino que mais fizeram sucesso em 2018 foram: Miguel , Arthur, Heitor, Bernardo e Davi. O líder da lista está no topo pelo oitavo ano seguido como o nome mais escolhido pelos pais.

A tendência de nomes ligados à mitologia e realeza pode ser observada no 3º lugar da lista, com o nome Heitor. Entre os nomes para meninos, há uma forte inspiração de nomes bíblicos com Davi, Matheus, Lucas, Isaac, Calebe, Levi e Noah, que cresceram não apenas no Brasil, mas também em outros países.

Nomes internacionais também tiveram destaque no ranking, revelando que as famílias brasileiras vem se adaptando à moda globalizada de nomes de bebês . Entre eles, Henry, Ravi e Oliver foram os que mais tiveram crescimento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.