Um ranking elaborado pela plataforma digital BabyCenter apontou quais nomes de bebês mais fizeram sucesso em 2018. De acordo com a lista, Helena e Miguel foram os nomes mais escolhidos pelas famílias brasileiras. A novidade do ranking está no fato de Helena ter tomado o lugar de Alice, nome preferido para bebês do sexo feminino desde 2015.
Leia também: Como escolher o nome do seu filho?
O ranking foi feito a partir de 501 mil nomes de bebês nascidos ao longo de 2018 e cadastrados na plataforma, que é composta pelo site e por um aplicativo.
Nomes de bebês: meninas
Os cinco nomes de menina mais usados foram Helena, Alice, Laura, Manuela e Valentina. O sucesso do nome Helena pode ser explicado pela onda de histórias de realeza, mitologia e contos de fada que seguem em alta no país.
"O nome Helena teve seu pico de popularidade na década de 1950, segundo dados do IBGE. A retomada é, em parte como homenagens a avós e bisavós dos bebês, e em parte influenciada por personagens como as tantas Helenas das novelas de Manoel Carlos, pela professora Helena de 'Carrossel' e até pela princesinha da Disney Elena de Avalor, entre outras influências", afirma Fernanda Ravagnani, editora do BabyCenter Brasil.
Seguindo a mesma onda, alguns “nomes-primos” de Helena, como Heloísa (8º lugar), Eloá (15º lugar) e Maria Helena (47º lugar) ficaram em alta, ocupando posições entre os 50 nomes de meninas de maior sucesso no ano.
Outros nomes para meninas que ganharam destaque foram: Cecília, Antonella, Clara, Ana Laura, Maria Vitória, Pérola e Aurora.
Nomes de bebês: meninos
Os cinco nomes de menino que mais fizeram sucesso em 2018 foram: Miguel , Arthur, Heitor, Bernardo e Davi. O líder da lista está no topo pelo oitavo ano seguido como o nome mais escolhido pelos pais.
A tendência de nomes ligados à mitologia e realeza pode ser observada no 3º lugar da lista, com o nome Heitor. Entre os nomes para meninos, há uma forte inspiração de nomes bíblicos com Davi, Matheus, Lucas, Isaac, Calebe, Levi e Noah, que cresceram não apenas no Brasil, mas também em outros países.
Nomes internacionais também tiveram destaque no ranking, revelando que as famílias brasileiras vem se adaptando à moda globalizada de nomes de bebês . Entre eles, Henry, Ravi e Oliver foram os que mais tiveram crescimento.