A atriz Barbara Borges , que compartilha com frequência momentos felizes com seus dois filhos, Martin, de 4 anos, e Theo, de 2, desta vez foi às redes sociais para fazer um alerta para outros pais após passar um susto com um desmaio do filho mais velho.
Ela relatou o incidente do desmaio no Instagram, dizendo que aconteceu aparentemente do nada. “Tudo corria normal e dentro do planejado e estávamos prestes a começar nossa maratona infantil quando a vida, com sua implacável imprevisibilidade, mudou num instante o rumo de tudo”, escreveu nas redes.
Leia também: Dor de barriga em crianças merece a devida atenção
A atriz conta que Martin estava na casa da avó, mãe de Barbara, assistindo TV e esperando ser buscado pela mãe para ir a três festinhas infantis que tinham para comparecer ao longo do dia, quando “reclamou com minha mãe que sentiu medo e começou a dar sinais de fraqueza até que desmaiou”.
Você viu?
“Meu filho estava desacordado pálido, com a boca branca, nos braços da Nilma, amiga da minha mãe, e não respondia ao nosso chamado. Foram momentos de pânico da casa da minha mãe até a emergência ”, relatou nas redes.
Desabafo e alerta sobre o desmaio
Chegando no hospital, a atriz conta que Martin realizou diversos exames, mas não foi possível concluir a causa de ele ter desmaiado tão repentinamente. “Não aconteceu por queda ou engasgo. Não teve vômito ou convulsão durante o tempo desacordado”, relembra.
“Pressão ok, glicemia ok, foi descartada arritmia cardíaca e ele recebeu alta. Ainda que tenha sido levado em consideração a ansiedade das festas e o medo relatado por ele antes de desmaiar, o médico solicitou que ele seja levado a um neurologista”, disse ainda Barbara, aproveitando para alertar os pais.
Como ela mesma diz, desmaios em crianças podem ser simplesmente causa de desidratação, excesso de esforço físico ou mesmo ansiedade, por exemplo - no caso de Martin, por todas as festinhas que ele queria ir - , mas também podem apontar para problemas mais graves, como epilepsia e outras doenças neurológicas, “e é importante invesigar para descobrir a causa e entrar em tratamento no caso de algo grave”.
“Eu senti de compartilhar porque não é só de alegria e fotos lindas que são feitas as redes sociais, porque a vida real é essa para todos e compartilhar nossas vivências nos aproxima, pode ser útil para alguém e isso faz bem, me faz bem. Martin chorou muito porque não pôde ir para as festinhas [por conta do desmaio ], eu chorei muito de nervoso pelo estresse emocional que vivi mas o alívio de vê-lo bem agora é imenso e me faz sorrir!!!!!”, conclui.