Não há dúvidas de que a internet veio para facilitar a comunicação das pessoas. Em escolas particulares, inclusive, grupos de WhatsApp reunindo pais de alunos, para informar e resolver problemas, são cada vez mais comuns. Por outro lado, não dá para negar que certa comodidade pode causar problemas e irritar os colegas se não for usada com moderação .
Pensando nisso, uma mãe bem-humorada resolveu traçar os perfis dois pais que fazem parte desses grupos de WhatsApp e fez muita gente se identificar na internet. No fórum “Mumsnet”, a mulher, que se identifica como “Peoplearemean”, diz que existe o pai informante, o comerciante, a mãe assustada, e até as “chefs de cozinha”.
A publicação, que já foi compartilhada por várias pessoas, recebeu muitos comentários e a moça agradeceu, mas aproveitou para puxar a orelha dos pais que fazem do grupo da escola de seus filhos um espaço para falar de assuntos que não interessam a maioria. “Eu gostaria que o grupo fosse reduzido a informações úteis, como quando a escola está fechada porque está nevando, por exemplo” , explicou ela.
Confira o que ela pensa sobre pais em grupos de WhatsApp
1. A mãe “babona”
Para a mulher, muitas mães são irritantes nos grupos da escola de seus filhos, pois passam o dia todo mandando mensagens sobre o filho ser lindo e fofo. Além disso, costumam mandar fotos com textos antigos, desejando um ótimo dia. Se você já fez isso, cuidado, pode estar irritando os colegas!
2. O pai “informante”
A anônima também se lembrou de exaltar o perfil dos pais que gostam de correr para dar informações, até mesmo àquelas que a escola já enviou por e-mail para todos, como se fossem ganhar algum prêmio por isso. Além de ser irritante, a mãe acredita que na maioria dos casos a pressa causa confusão e todo mundo entende o recado de um jeito errado.
3. Os pais “do contra”
Você viu?
Leia também: Organização e crianças: como envolver os pequenos no processo?
Na lista, a “Peoplearemean” não esqueceu de falar sobre os pais que adoram falar mal dos professores e de tudo que a escola organiza para as crianças. Segundo ela, essas pessoas geralmente não aceitam opiniões contrárias e causam muitas confusões desnecessárias nos grupos. A pior parte, inclusive, é que na hora de criticar eles mudam de opinião e fazem parecer que só querem causar discórdia a troco de nada.
4. Pais que se acham professores
Sabe aqueles pais que sabem tudo sobre a lição de casa dos filhos e fazem questão de compartilhar no grupo? A mãe que viralizou com o post os detesta! Para ela, essas pessoas gostam de dar uma opinião sobre tudo, mesmo quando ninguém faz questão de saber.
5. Chefs de cozinha
Para quem tem filhos que estudam no período integral e almoçam na escola, essa mãe garante que vai ter gente que vai se identificar. Segundo ela, alguns pais não esperam nem a hora do café da manhã para já perguntar no grupo qual será o almoço do dia. E criticar, é claro...
6. Comerciante
Leia também: "Pais helicóptero" podem prejudicar o comportamento dos filhos, diz estudo
Presente em quase todos os grupos de WhatsApp , esse último perfil é para lembrar daquelas pessoas que gostam de anunciar coisas que estão vendendo ou avisar que existe uma promoção de lanches, roupas ou qualquer outro tipo de material escolar em alguma loja próxima.