O autismo ainda é cercado de preconceito. Apesar das dificuldades de se criar uma criança no espectro , ele não é tudo. Para mostrar isso, um grupo de mulheres fotógrafas se reuniu e criou a iniciativa Spectrum Inspired, pela qual elas fazem ensaios de famílias com filhos autistas e permitem que elas contem suas histórias.
Leia também: Mãe de meninos autistas desabafa sobre o que gostaria que outras mães soubessem
“Quando meu filho Luke foi diagnosticado dentro do espectro autista, me prometi que documentaria todos os momentos da vida dele para que o mundo pudesse ver a beleza que ele tem e como o autismo não diminui essa beleza, só a aumenta”, diz no site Sarah Driscoll, uma das fundadoras, mãe de quatro crianças, incluindo Luke. Quando a iniciativa foi criada, ela se propôs a fazer o mesmo para todas as crianças com a condição.
Os ensaios são gratuitos, mas elas exigem que as famílias preencham um formulário extenso para criar fotos verdadeiramente únicas e realmente contar histórias sinceras com elas.
Leia abaixo algumas dessas histórias:
Alex, 3 anos
“O Alex pode parecer ‘difícil’ para aqueles que não o conhecem, mas ele é um doce de menino. Ele é muito carinhoso, adora receber e dar abraços em todos nós. Ele ilumina qualquer ambiente com sua alegria e espírito doce, que conseguem te derreter com um simples sorriso. Eu não conseguiria imaginar nossa família sem o Alex” - She-Ra, mãe de três, incluindo Alex.
Ryland, 6 anos
“O Ryland não começou a andar até ter quase dois anos. Íamos ao médico muitas vezes. Eu percebia que faltava comunicação, movimento e habilidades motoras básicas. (...) No fundo sempre pensava, ‘acho que ele tem autismo’, mas o Ryland sempre foi tão sociável. Agora nós sabemos que ele tem autismo, déficit de atenção, ansiedade e epilepsia. (...) Ele tem progredido, então nós continuamos indo em frente e olhando para o futuro. Com amor. Sempre com muito amor” - mãe de Ryland e Kylie (9 anos).
Leia também: Meu filho é autista, e agora?
Joaquin, 10 anos
“Tenho seis filhos, o Joaquin é um dos mais velhos. Ele foi diagnosticado aos 7 anos. A vida tem sido difícil para todos nós, mas nossa situação começou a melhorar. Meu coração é cheio de amor, meus filhos são a coisa mais importante da minha vida e eu adoraria que eles tivessem ótimas vidas, apesar de não termos muito dinheiro” - Maria, mãe do Joaquin.
Kennedy, 4 anos
“Por muito tempo, eu soube que a minha filha era ‘diferente’, mas não sabia o que isso significava. Nossa jornada por um diagnóstico foi longe de fácil, e continua sendo uma batalha muitas vezes. Mas finalmente saber, ter apoio e um plano mudou nossa vida. A Kennedy é muito amigável, doce e curiosa. Ela ama posar para fotos fotos, ama animais e ama comer” - Blaire Hawes, mãe de mais duas meninas e fotógrafa da iniciativa Spectrum Inspired.
Maxwell, 9 anos
“O Maxwell ama ler, é obcecado pelo Michael Jackson e sabe todos os passos de dança do cantor. Ele ama muito a mãe dele, é um excelente jogador de futebol e é uma alegria estar perto dele. Ele escolheu a jaqueta e a gravata para o ensaio, durante o qual ele dançou o tempo todo. Foi uma honra fotografá-lo junto à mãe, ex-militar e mãe solteira, que lutou muito por ele” - conta Jodi Lynn, a fotógrafa que realizou o ensaio de Maxwell
Leia também: “Ter um filho autista não impede ninguém de ser feliz e, muito menos, de viver”
Kalil, 3 anos
“Meu filho Kalil é o carinha mais incrível que você pode conhecer! Ele é talentoso, inteligente, ambicioso, amigável e carinhoso com todo o mundo. Ele está indo super bem na escola. Também é um ótimo irmão mais velho para o irmãozinho, Jayden, que acha Kalil o máximo! Talvez ele ainda não saiba, mas um dia ele vai perceber que é o superherói do Jayden. Meu marido e eu amamos tanto o Kalil, não o tratamos de forma diferente. Ele é o nosso bebê e estar no espectro nunca vai mudar isso” - Brittney, mãe do Kalil