Quando o assunto é crianças
, muito se fala em nunca deixá-las sozinhas, nem mesmo por um minuto. E por mais que elas já estejam crescidas e o tempo muito curto para o que você precisa fazer, esta é uma regra que é realmente precisa ser levada a sério, como prova um vídeo cujas imagens mostram um menino sendo atingido por uma cômoda.
Leia também: Bebê salva irmão gêmeo de acidente com móvel em casa; veja vídeo
O vídeo foi compartilhado no YouTube pela página ViralHog, especializada em conteúdos virais na internet. Em menos de dois dias, mais de 32 mil pessoas já confirmaram a importância dos pais e responsáveis sempre acompanharem os passos dos pequenos, já que o que parecia uma inocente brincadeira com uma cômoda quase se tornou um grave acidente.
As imagens mostram dois meninos brincando sozinhos em uma sala. Enquando um está sentado no tapete e se divertindo com alguns bonecos, o outro está de pé, mexendo nas gavetas de uma cômoda – e é aí que está o problemas.
Nem as gavetas, nem o móvel em si têm quaisquer proteção para evitar acidentes com as crianças, e em determinado momento o menino é surpreendido pelas gavetas e, consequentemente, o móvel todo caindo sobre ele.
Leia também: Síndrome rara de garota é usada para promover o aborto, e mãe se vinga
Felizmente, ele conseguiu se afastar ao ponto de não ser atingido por completo e acabar debaixo de todas as gavetas, mas ele chegou, sim, a ser atingido em algumas partes do corpo. Após o acidente, ele corre para ficar mais próximo do outro menino e se afastar do móvel e logo começa a chorar.
No final do vídeo, é possível ver uma mulher correndo para ver o que aconteceu com a criança, ao mesmo tempo que outra pessoa aparece correndo bem no fundo das imagens. De qualquer forma, o acidente com a cômoda e o pequeno já havia acontecido.
Cuidados contra acidente de crianças em casa
Para evitar acidentes como o do menino acima, os pais e responsáveis podem tomar alguns cuidados em casa. De acordo com a ONG Criança Segura, especializada no cuidado com os pequenos, apesar de crianças serem realmente imprevisíveis, 90% dos casos de acidentes com crianças podem ser evitados com medidas simples de prevenção.
A ONG alerta que a nossa casa passa um sentimento de segurança para os pequenos, mas nem sempre ela é, enquanto os responsáveis precisam estar sempre atentos para criar um ambiente realmnete seguro e que pode diminuir o risco de problemas.
-
Diferentes cômodos
Na sala, por exemplo, onde aconteceu o acidente com o menino e a cômoda, e em outros cômodos, é possível fixar os móveis à parede, para que assim não haja risco de queda. Há também alguns acessórios que podem ser colocados nas gavetas para evitar que a criança abra sozinha.
Já os pisos escorregadios e tapetes oferecem risco de quedas, enquanto as escadas precisam ter aqueles portõezinhos de segurança no topo e na base, para evitar brincadeiras indesejadas e um acidente mais grave.
Grades ou rede de proteção em janelas, sacadas e mezaninos são cuidados essenciais. As cortinas ou persianas com cordas podem trazer o risco de estrangulamento, especialmente para os menores, e os móveis precisam estar longe de janelas e cortinas, para que não sejam feitos de "corda para escalada".
-
Brinquedos
"Ao escolher brinquedos, considere a idade e a habilidade da criança e busque sempre o selo do Inmetro. Evite brinquedos com pontas afiadas, como flechas, e os que produzem sons altos", recomenda a ONG Criança Segura, que também alerta que sufocações podem ser causadas por brinquedos, travesseiros e lençóis dentro do berço.
-
Banheiro
Da mesma forma que gavertas abertas ou soltar geram riscos aos pequenos, a tampa da privada também pode ser um problema. O melhor é deixá-la sempre fechada e, se posseivel, lacrada com algum dispositivo de segurança.
Não deixar a criança na banheira sem supervisão é outro ponto importantíssimo – ela não deve ficar sozinha nem por pouco tempo, já que há o risco de afogamento. Antes do banho das crianças, vale ainda testar a temperatura da água para evitar queimaduras.
Leia também: Saiba como conseguir uma decoração de fruta para o aniversário do seu filho
"Tranque o armário de medicamentos, vitaminas, antissépticos bucais e demais produtos que ofereçam perigo de intoxicação, e guarde utensílios afiados e aparelhos como lâminas de barbear, tesouras e secadores de cabelo fora do alcance das crianças", alerta a ONG.
-
Cozinha
Na hora de preparar as refeições, use as bocas de trás do fogão e deixe os cabos das penelas virados para dentro, assim as crianças não vão alcançá-las. E claro, mantenha sacos plásticos, fósforos, isqueiros, álcool, objetos de vidro, cerâmica e facas fora do alcance das crianças.
Lembrando que toalhas compridas na mesa também podem gerar riscos, já que os pequenos podem puxá-la para se apoiar e, se tiver algo em cima, como alimentos quentes ou panelas, tudo pode cair sobre a criança.
-
Lavanderia ou área de serviço
"Após utilizar baldes e bacias, esvazie-os, guarde-os virados para baixo e longe do alcance das crianças. Produtos de limpeza devem ser guardados em lugares altos ou trancados. Além disso, deve-se mantê-los em seus recipientes originais para não confundir as crianças."
Imagine um líquido super colorido, com uma cor bem chamativa, é óbvio que as crianças vão se sentir atraídas. E o pior, por ter cores bem diferentes e alegres, elas podem pensar que se trata de um suco ou refrigerente.
-
Garagem
A ONG recomenda não permitir crianças brincarem em garagens, por conta do risco de atropelamento. Pelo mesmo motivo, é importante sempre se certificar de que não há crianças por perto na hora de manobrar o carro.
"Lembre-se de trancar o carro, especialmente o porta-malas, e manter as chaves e controles automáticos longe do alcance das crianças. Elas podem entrar no veículo, soltar o freio de mão ou mesmo ficar presas lá dentro", completa a Criança Segura.
Para mais informações sobre acidentes com crianças e dicas para evitar acidentes como o do vídeo do menino com a cômoda, você pode acessar o site da ONG Criança Segura .