O primeiro aniversário de uma criança é uma comemoração e tanto! Por isso, na maioria das vezes, os pais querem celebrar esse momento especial com uma festa inesquecível. Com Rafa Brites e Felipe Andreoli não foi diferente e o casal decidiu celebrar o primeiro ano de vida de Rocco de uma forma bem criativa: uma festa na praia com um toque carnavalesco.
Leia também: Inspire-se na festa dos Trolls das filhas do humorista Marco Luque
Rocco completou um ano na sexta-feira (2) e a festança aconteceu no sábado, aproveitando o tempo quente e o clima dos bloquinhos de rua que já desfilavam por muitas capitais brasileiras. Assim, o filho de Rafa Brites ganhou o próprio "Bloco do Rocco" e uma festa na praia toda decorada com itens típicos, como boias, cadeiras coloridase até um bolo que parecia um castelo de areia.
Seguir essa linha temática de acordo com a data comemorativa ou estação do ano sempre rendem boas ideias para uma festa infantil . Quando o assunto são as roupas, é possível fazer como Rocco e usar uma fantasia de carnaval, mas a informalidade permite que tanto a criança quanto os convidados usem shorts e camisetas de tecidos leves, por exemplo, como se realmente estivessem na praia.
Além disso, itens de decoração de verão também não são difíceis de encontrar e deixam o ambiente divertido e muito colorido para uma festa infantil que pode ser tanto para meninos quanto para as meninas. Confira as ideias para fazer sua própria comemoração tropical:
Decoração
O "Bloco do Rocco" ganhou uma mesa principal bastante colorida. Desde os pratinhos até as forminhas para cupcakes, tudo seguia a linha do tema de praia. Os potinhos com doces simulavam baldinhos de areia, os doces ganharam guarda-sóis e pranchas de surfe e o bolo era um castelo com conchas e estrelas-do-mar. Dois bonequinhos, um com bermuda praia e colar havaiano e outro como o "tio do Matte" — vendedor ambulante popular nas praias do Rio de Janeiro — também fizeram parte da decoração criativa.
Para montar sua própria festa, você pode se inspirar no que gosta quando vai para a praia. Picolés falsos, bóias e bolas coloridas, guarda-sóis, chinelinhos... Existem muitas opções para deixar a festa com a cara do verão. Vasos com flores coloridas também podem ser colocadas sobre a mesa junto com os demais itens.
Uma outra ideia para a decoração da festa é incluir um painel personalizado com uma imagem do mar ao fundo da mesa ou colocar bóias, cadeiras de praia e bolas coloridas na frente, para criar um ambiente tropical . Se quiser seguir uma decoração mais tradicional, também vale pendurar bexigas de cores sortidas pelo teto, nas paredes ou deixá-las espalhado pelo chão.
Leia também: Ideias para festa infantil com tema Liga da Justiça para meninos e para meninas
Bolo
Não é novidade que o bolo é o momento mais esperado da festa, por isso, essa também é a hora de soltar a imaginação. Mesmo que seja difícil escolher o que fazer, principalmente com um tema tão amplo quanto "festa na praia", sempre dá para fazer algo criativo que também seja gostoso.
O primeiro passo é sempre escolher um profissional de confiança e um sabor que você sabe que vai agradar todo mundo. Só depois disso é recomendado pensar na estética. Para isso, trabalhe nas cores e nos itens de verão que já foram utilizados no resto da decoração. Uma ideia é usar paçoca para simular areia ou até mesmo servir o bolo com sorvete.
É sempre bom lembrar da importância de pesquisar antes sobre a pessoa que vai fazer o bolo e se ela consegue realizar seu pedido do jeito que imaginou. O bolo que o Rocco ganhou, por exemplo, é muito mais elaborado, mas não é impossível conseguir um bolo bonito decorado apenas com glacê ou pasta americana.
Comidas e docinhos
Falando em sorvete, essa é uma opção muito válida para servir em uma festa infantil que acontece durante o período mais quente do ano — e que também segue essa temática. Pode ser sorvete de massa junto com o bolo ou até mesmo picolés de fruta durante a festa. Outra ideia é fazer os famosos "geladinhos" ou "sacolés", aqueles doces caseiros que são preparados e congelados em saquinhos plásticos.
Os docinhos mais tradicionais, como os potinhos de gelatina, podem ter uma vela para parecer com um barco. Além disso, não pode faltar o famoso brigadeiro, que também pode ser decorado com granulados coloridos. A paçoca, mais uma vez, pode simular a areia e também ser servida durante a festa.
Os pais que querem deixar a festa mais saudável podem servir salada de fruta em potinhos ou "pedaços de frutas espetados", como melancia no palito. Além disso, podem substituir o refrigerante por água de coco e deixar a festa ainda mais parecida com a praia.
Leia também: Inspire-se no aniversário da filha de Deborah Secco para criar a festa da Minnie
Mais ideias
Para as lembrancinhas, também é possível soltar a criatividade. Baldinhos de praia podem estar cheios de docinhos ou até mesmo com brinquedos que geralmente são usados para brincar na areia, como pazinhas e moldes em formato de peixes e outros animais. Pelúcias de animais do mar, como carangueijos, polvos e estrelas, também podem fazer sucesso entre os pequenos.
E claro que para organizar uma festa na praia de verdade, não pode faltar água, né? E não, não precisa ser do mar. Piscinas infláveis e até guerra de bexiga d'água podem ser formas criativas de trazer a água para o centro da cidade e refrescar um pouco as crianças e os adultos durante as brincadeiras da festa.