Ivete Sangalo
revelou nesta terça-feira (30) os berços que vão receber suas duas filhas
. A cantora, que está na reta final da gravidez, escolheu uma peça única, com dois berços "grudados" por uma cômoda, feita de madeira de manejo sustentável, para o quarto de gêmeos. "Ai meu coraçãozinho!!! Chegaram!!! Os berços mais lindos do mundo! Tudo nos trinques . Madeira de manejo sustentável, bem lindo e cheio de amor porque foi feito por gente que sabe como amar", escreveu a mamãe em suas redes sociais.
Leia também: Chá de bebê de contos de fadas - inspire-se na festa da atriz Débora Nascimento
Pensando que em cima da cômoda é possível colocar um trocador de fraldas, a peça do quarto de gêmeos
de Ivete Sangalo é uma alternativa prática para mamães e papais. Se uma criança já exige muito trabalho, quando se trata de múltiplos a praticidade deve ser ponto essencial a ser considerado na hora de montar o quartinho dos pequenos.
Esta opção também pode ser uma boa ideia para quem tem um espaço reduzido para o quarto dos filhos, já que ocupa apenas uma parede do cômodo. Assim como você pode ver nos exemplos abaixo, a cômoda/trocador de fraldas fica em um lugar prático para as necessidades do dia a dia, mas vale a pena levar em consideração outro detalhe: quando as crianças começarem a ter força para ficarem em pé, terão forças também para pegar tudo o que estiver no móvel ou até mesmo subir nele se não houver uma barreira como na foto da esquerda.
Já para quem não tem tanto espaço assim no quarto ou não gostou da ideia da cômoda entre os berços, dá para colocar os berços mesmo juntos, um seguindo o outro, sem a necessidade de algum móvel no meio, como você pode ver nas fotos abaixo.
Leia também: Mãe que vai desmamar filho de 3 semanas abre discussão sobre amamentação
Esta opção não gera a mesma preocupação da criança querer subir na cômoda, e ainda dá para escolher berços vazados para que os pequenos possam se ver. O móvel para guardar as roupinhas dos bebês e acessórios necessários para as trocas de fralda e roupa pode ser colocado na parede oposta à janela ou de frente para os berços, dependendo do espaço disponível.
Leia também: Irmãos: é melhor dormirem no mesmo quarto ou em espaços separados?
O mais importante na hora de montar um quarto de gêmeos, entretanto, é considerar o tamanho do quarto, já que vai ter mais de um berço no ambiente. Se for um cômodo mais quadrado e com mais espaço, talvez uma disposição mais tradicional, com os berços lado a lado, fique melhor.
Os berços também não precisam ficar, necessariamente, "grudados" a parede. Na foto à direita, por exemplo, eles são o centro do quartinho. O legal disso é que libera uma parede para os pais fazerem o que quiser com ela. No caso acima, o quarto branco ganhou cor com a estante com livros e brinquedos coloridos.
Decoração
Além da escolha dos móveis e da disposição dos mesmos, é necessário também escolher uma decoração para o quarto de gêmeos. Nessa hora, o gosto dos pais entra em cena. É preciso que o ambiente combine com a família. E dá para fazer quarto desde o monocromático até o mais colorido.
Leia também: Mãe australiana produz leite cor de rosa após comer sanduíche e fica em choque
Quem gosta de um estilo mais clássico, pode escolher tons neutros para montar um quarto monocromático. Caso queria colocar alguma cor no quarto, ela pode servir para diferenciar o berço de cada criança – e não precisa ficar só no rosa e azul, escolha as cores que mais gosta para decorar o quartinhos dos seus filhos. Legal notar os efeitos de profundidade criados nas paredes dos quartos acima, não foi preciso cor para uma parede de um tom só deixar de ser sem graça.
A escolha de um tema ou de uma paleta de cores também pode ajudar aqueles não curtem os tons neutros mas tem medo de arriscar nas cores. Procure tons que armonizem entre si. Na foto à direita, por exemplo, a base varia em uma paleta que vai do preto ao branco, mas a cor amarelo dá alegria ao cômodo. Já na foto à esquerda os balões no teto e a árvore pintada na parede dão o clima fantasioso ao quarto das crianças sem ficar exagerado – mas há quem não goste dos tons escuros escolhidos, neste caso, é só adaptar para tons mais claros.
Leia também: Quarto montessoriano: saiba o que é e como decorar para os pequenos
Agora, os mais descontraídos podem – e até devem – apostar no colorido sem medo. Uma dica é escolher uma cor base para as paredes e acrescentar as outras cores a partir dos móveis e acessórios do quarto de gêmeos. Uma dica é aproveitar as cores vivas que os brinquedos e livros infantis normalmente já têm. A forma que eles forem colocados no quarto pode garantir diversidade ao cômodo sem muito trabalho. Outros pontos coloridos também podem ser o tapete, almofadas e roupas de cama.