Quem tem filhos sabe que a chegada das crianças muda tudo dentro de uma casa. Por mais que o pai e a mãe queriam manter os antigos hábitos, há um novo ser ali entre eles – e que exige uma atenção e dedicação enormes. Então, sim, os hábitos e, muitas vezes, a aparência física vão mudar. Pensando nisso, o jornalista Mike Julianelle lançou uma página no Instagram de antes e depois dos pais .
Leia também: Mãe australiana afirma ter usado técnica que combate 80% das dores do parto
Primeiro de tudo, ele mesmo compartilhou seu antes e depois , como você pode ver na foto acima. A foto da esquerda é de 2006, enquanto a da direita é 2016. "Quer ver algo realmente assustador? Este sou, antes e depois de ter crianças. Quer brincar também? Este mês, estou abrindo minha conta no Instagram para outros 'antes e depois das crianças'. Se não tem medo, mande suas fotos para mim", escreveu Julianelle na página "Got Toddlered".
Leia também: Sono do seu filho interfere no desempenho escolar; saiba como ajudar
Foram mais de 421 likes na imagem desde então e centenas de fotos enviadas por mães e pais de diferentes lugares do mundo – tem até brasileira na história. Confira abaixo:
Polêmica
Muitos pais mostraram como mudaram fisicamente, enquanto outros revelaram mudanças de hábitos após a chegada das crianças, mas a ideia mesmo era fazer uma brincadeirinha com as diferenças que naturalmente ocorrem ao longo dos anos. Entretanto, não foi todo mundo que aprovou a ideia.
"Eles estão mais velhos nas fotos. Isso [a mudança] é por conta da idade, não dos filhos. Claro, em algumas fotos eles aparentam estar cansados. Pode ser uma grande surpresa, mas as pessoas podem se cansar sem filhos também", escreveu um leitor do site "Bored Panda" após a história ser divulgada na página. "Isto é para ser realístico? A aperência das pessoas em duas ou mais fotos pode varia por conta da idade, ganho de peso, cabelo, maquiagem, expressões faciais, claridade, ângulo da câmera... Como alguém pode acreditar que as diferenças de uma mesma pessoa em duas fotos possam ser por conta da maternidade ou paternidade", escreveu outro.
Leia também: Como restringir o uso dos aparelhos eletrônicos entre as crianças?
A polêmica foi comentada no próprio Instagram de Julianelle, por onde pais defenderam a ideia. "Eu amei isso! Muitas pessoas entenderam errado. Já sou mãe há 13 anos e meu terceiro filho tem apenas quatro anos, então eu totalmente me identifico", escreveu uma usuária da rede social. E você, o que achou dos antes e depois?