Desde a gravidez, a alimentação é tem papel fundamental no desenvolvimento do feto e, depois, do bebê ou da criança. E quando o corpo fica deficiente em algum nutriente, problemas começam a aparecer. Foi o que aconteceu com uma criança canadense de 11 anos. Uma dieta bastante restritiva, sem vitamina A e outros nutrients, a levaram à cegueira

Leia tudo sobre dieta

Exames mostram alterações no olho de criança que sofria de falta de vitamina A
Reprodução/JAMA (Journal of the American Medical Association)
Exames mostram alterações no olho de criança que sofria de falta de vitamina A


O caso foi noticiado nesta semana no jornal científico JAMA (Journal of the American Medical Association) e ganhou repercussão na imprensa mundial. A publicação detalha os problemas da criança a associa a cegueira a falta de vitamina A

Leia também: Quais são as vitaminas essenciais para a mulher?

De acordo com a publicação, o garoto foi ao hospital com a queixa de já enfrentar há oito meses problemas como cegueira noturna, sensibilidade à luz e perda progressiva da visão. Além disso, ele já reclamava há tempos de secura nos olhos. O menino também tinha outros problemas de saúde e já havia sido diagnosticado com eczema (uma inflamação na pele que causa coceira, inchaço e vermelhidão) e múltiplas alergias alimentares. 

Você viu?

Dieta restritiva

Por causa desses males, o pequeno seguia uma dieta bastante rígida e repleta de restrições. A alimentação dele, de acordo com o artigo, era composta apenas de cereal matinal, maçã, pepino, batata e carnes de porco e cordeiro. 

Leia também: 30 alimentos que seu filho não pode deixar de comer

Com isso, o cardápio dele acabou pobre em alguns nutrientes e ele foi diagnósticado com falta de vitamina A, o que o levou à cegueira. Ainda de acordo com a publicação, o garoto recebeu três superdoses da vitamina e, depois de seis semanas, a secura ocular melhorou e ele apresentou um progresso na visão. Entretanto, a criança ainda é considerada cega e pode carregar o problema por toda a vida. 

Segundo os médicos à publicação, a perda de visão relacionada a falta dessa vitamina pode ser reversível, mas esse pequeno canadense chegou a sofrer atrofia muscular e, nesses casos, a cegueira costuma ser permanente. 

Vitamina A e a visão

Tal vitamina é essencial para a visão porque ajuda a manter a córnea úmida e protegida. Além disso, nossos olham usam esse nutriente para detectar a luz. 

Para garantir a ingestão da vitamina A é indicado comer alimentos como cenoura, batata doce, folhas e vegetais de coloração verde escura, peixe e fígado, além de manteiga e margarina e leite e derivados. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!